A conjuntivite é a inflamação da parte branca dos olhos e pode ser provocada por vírus, bactérias ou por uma reação alérgica.
***
Conjuntivite é uma inflamação na parte branca dos olhos. A parte branca dos olhos é chamada de conjuntiva. A conjuntivite provoca vermelhidão, dor, coceira e sensação de areia nos olhos. Na conjuntivite também pode haver a saída de secreção dos olhos. A conjuntivite pode acontecer em qualquer olho ou nos dois ao mesmo tempo. A conjuntivite pode ser provocada por vírus, bactérias ou ser o resultado de uma reação alérgica. Os sintomas são parecidos em qualquer tipo de conjuntivite. A conjuntivite provocada por reação alérgica é mais comum em pessoas que já tenham outras alergias como: rinite, dermatite atópica e asma. Entretanto, a conjuntivite provocada por reação alérgica também pode ocorrer em pessoas sem histórico de alergia. A conjuntivite provocada por vírus é o tipo mais comum de conjuntivite, sendo mais comum no verão. Nas conjuntivites provocadas por vírus e por reação alérgica os sintomas costumam ser menos intensos. Na conjuntivite provocada por bactérias os sintomas costumam ser mais intensos. Na conjuntivite provocada por bactérias pode haver saída de pus dos olhos e uma grande quantidade de secreção, sendo também mais comum acordar com os “olhos grudados”. Mas a sensação de “olhos grudados” também pode ocorrer na conjuntivite provocada por vírus. A conjuntivite é uma doença altamente contagiosa. Por isso, se recomenda não compartilhar toalhas, talheres e produtos de higiene pessoal com pessoas com conjuntivite. Quem tem conjuntivite também deve lavar as mãos várias vezes ao dia e evitar coçar os olhos. É importante saber que alguns sintomas podem indicar perigo na conjuntivite. Caso o paciente sinta dor muito intensa, perda de visão, embaçamento da visão ou muita dor ao olhar para luz, deve procurar atendimento médico urgente.
Referências:
Dynamed. Wei Wei Li, et. al. Allergic conjunctivitis. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Atualizado em 16 de nov. de 2018. Acesso em: 14 jan. 2019.Dynamed. Daniel A. Ostrovsky, et. al. Infectious conjunctivitis. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Atualizado em 16 de nov. de 2018. Acesso em: 14 jan. 2019.
Autor do resumo:
Gabriella Neves CuryRevisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão