sábado, 1 de maio de 2021

Como tratar a bronquite aguda?

A bronquite aguda normalmente se resolve sozinha, porém, ambientes úmidos, mel, plantas medicinais e alguns medicamentos auxiliam na recuperação.
*** 
O próprio organismo do paciente é o responsável pela eliminação da infecção, que é a principal causa de bronquite aguda. Os medicamentos apresentam normalmente uma baixa resolutividade sobre a bronquite aguda. O tratamento com antibióticos não é recomendado para bronquite aguda, independente da duração da tosse. Os medicamentos broncodilatadores, podem fornecer alívio dos sintomas da bronquite aguda quando o paciente também possui asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica. Alguns medicamentos contra a tosse podem melhorar a tosse aguda em adultos. A utilização desses medicamentos contra a tosse, além da ingestão de alimentos frios, é contraindicada para crianças com menos de 4 anos. Já a utilização de mel e do medicamento letosteína (redutor de muco/catarro) tem efeitos benéficos para as crianças. Para tratar sintomas secundários que podem vir associados à bronquite aguda, como a febre, pode ser utilizado alguns outros medicamentos específicos para os sintomas, como o paracetamol. Os extratos de Pelargonium sidoides (planta medicinal nativa da África do Sul, também chamada de Gerânio sul-africano), especialmente em preparações líquidas, pode reduzir os sintomas e acelerar a resolução da bronquite aguda em adultos, e dificilmente apresenta efeitos colaterais, porém, não é recomendado para mulheres grávidas, lactantes (mulheres que estão amamentando) e crianças menores de 6 anos. O paciente também deve evitar substâncias que piorem a tosse, como o cigarro, Por outro, utilizar umidificador de ar  pode reduzir a tosse e auxiliar no tratamento. Metade dos casos de bronquite aguda se resolvem de 2 a 4 semanas, enquanto a outra metade dura um pouco mais de 4 semanas. A suplementação com zinco em crianças com idade pré-escolar pode reduzir os casos de bronquite aguda. Como a bronquite aguda normalmente é causada por infecções por microrganismos, evitar a contaminação por eles, a partir de uma boa higienização (como lavar bem as mãos), é desejável para evitar a doença. Consulte sempre um profissional de saúde de sua confiança para que ele indique o melhor tratamento disponível para a bronquite aguda. Evite usar medicamentos sem orientação médica.

Referências: 
DynaMed. Acute bronchitis. Informação atualizada em: 08 de julho de 2017. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 29 out. 2018

Autor do resumo:
Gustavo José Miranda da Cunha

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão



Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.