O tratamento da meningite viral pode ser feito com descanso, hidratação, remédios antivirais, anticonvulsivantes, analgésicos, corticoesteroides e observação.
***
A meningite viral, geralmente, não é uma condição grave e melhora por si só em algumas semanas. Nos casos em que é preciso tratar, o tratamento para a meningite viral pode ser feito com remédios antivirais. No tratamento das meningites virais em que não existem remédios antivirais específicos contra o vírus causador, pode ser feito um tratamento de suporte, incluindo: descansar, tomar remédios analgésicos para aliviar a dor e beber muito líquido, para se manter hidratado. Em casos mais sérios, a hidratação pode ser feita pela veia. No tratamento da meningite viral, também é feito controle de eletrólitos (como o sódio e o potássio) no corpo do paciente e observação do paciente para o risco de problemas neurológicos que possam surgir, como hipertensão intracraniana (pressão alta no cérebro) e convulsões. Quando o paciente está com hipertensão intracraniana, podem ser usados remédios corticoesteroides para diminuir o inchaço do cérebro. Quando o paciente tem convulsões, podem ser usados remédios anticonvulsivantes. Na meningite viral causada por vírus do tipo Enterovírus podem ser usados também imunoglobulinas (anticorpos que ajudam a combater os vírus) se os pacientes estiverem em condições graves ou com deficiência de anticorpos específicos.
Referências:
Dynamed. Aseptic meningitis. Informação atualizada em setembro de 2017. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 10 jul. 2019.Dynamed. Enteroviral meningitis. Informação atualizada em setembro de 2017. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 10 jul. 2019.
Autor do resumo:
Jéssica Nara Targino Cavalcante
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão