Na maioria dos casos, não é necessário tratamento. Quando causa sintomas, o pé plano pode ser tratado com alongamentos, fisioterapia, órteses e cirurgia.
***
Na maior parte dos casos, o pé plano flexível não causa sintomas e não há indicação de tratamento. Nos casos sintomáticos, assim como nos casos de pé plano rígido e pé plano adquirido, o tratamento pode ser realizado por meio de alongamentos, fisioterapia, uso de órteses e sapatos adequados e até mesmo de cirurgias. Os pacientes que apresentam pé plano flexível sem sintomas devem ser acompanhados para observar se há piora ou surgimento de queixas. Nas situações em que o pé plano flexível é sintomático, é possível realizar alongamentos específicos de flexão plantar (estender o pé para baixo, como “pé-de-bailarina”), conforme orientação de um médico ou fisioterapeuta. Se necessário, pode-se também utilizar calçados específicos que previnam que o pé fique em dorsiflexão (flexionado para cima, em direção à canela). Para os casos de pé plano rígido, geralmente há indicação de tratamento cirúrgico devido às deformidades que se associam ao pé plano. Existem diferentes tipos de técnicas cirúrgicas, de maneira que a decisão depende da avaliação de cada caso. Os pacientes que apresentam pé plano adquirido, ou seja, que passaram a ter o pé plano na fase adulta devido a alguma doença ou fratura, podem realizar tratamentos diferentes. No início do quadro, deve-se realizar um tratamento para alívio da dor e acomodação do pé. Isso é feito por meio de medicamentos antiinflamatórios, aplicação de gelo e imobilização por algumas semanas. Posteriormente, é indicado o uso de órteses (equipamentos que ajudam a manter o membro na posição correta ou limitar sua movimentação). Pode ser recomendado também o uso de calçados especiais, confeccionados de acordo com cada caso. Em algumas situações, também pode ser realizado o tratamento cirúrgico para o pé plano adquirido.
Referências:
Dynamed. Pes planus. Informação atualizada em abril de 2016. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 5 jul. 2017.Dynamed. Flat foot. Informação atualizada em março de 2017. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos.
Autor do resumo:
Lenisa de Mello e SouzaRevisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Observação:
Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.