O coletor menstrual, também chamado de copo menstrual, pode ser uma opção confortável, segura e eficiente para a higiene menstrual das mulheres.
***
O sangramento menstrual corresponde à eliminação do endométrio (parte do útero), que ocorre cerca de 1 vez ao mês na maioria das mulheres em idade reprodutiva (após o início da puberdade e antes da menopausa). A menstruação é uma função normal do corpo feminino e um sinal de saúde reprodutiva (possibilidade de gestação). Porém, a menstruação pode trazer desconforto e medo de vazamentos para mulheres. Dentre as opções para lidar com a menstruação está o coletor menstrual, também conhecido como copo menstrual. Os coletores menstruais são inseridos dentro da vagina (órgão sexual feminino) e são capazes de armazenar cerca de 10 a 38 mL de sangue da menstrual. O coletor menstrual deve ser esvaziado entre 4 e 12 horas, dependendo do tamanho do coletor e do volume do fluxo menstrual da mulher. Os copos menstruais podem ser feitos de vários materiais (como silicone e látex) e podem durar até 10 anos, já que pode ser reaproveitado com lavagem e higiene adequadas (mas também existem versões descartáveis). Algumas preocupações iniciais das mulheres que nunca usaram o coletor menstrual estão relacionadas a potenciais vazamentos e possibilidade de dor. Em relação aos vazamentos, os estudos apontam que o coletor menstrual é tão eficaz ou melhor que outros métodos (como os absorventes). Vazamentos podem ocorrer em situações de fluxo menstrual intenso, anatomia incomum do útero, necessidade de tamanho maior do coletor menstrual e colocação incorreta do coletor menstrual. Além disso, no início da utilização do coletor menstrual, algumas mulheres apresentam dificuldade, dor ou desconforto durante a inserção do coletor menstrual. A dor pode estar relacionada a variações na anatomia da pelve da mulher ou ao posicionamento incorreto do coletor menstrual. Um estudo apontou que cerca de 1 a cada 20 mulheres apresentam dificuldade na inserção do coletor menstrual. A dificuldade de inserção pode ser maior em mulheres que não tiveram relações sexuais anteriores. Normalmente, após um período de cerca de 3 ciclos menstruais (aproximadamente 3 meses) para familiarização com a inserção, esvaziamento e limpeza do coletor menstrual, favorecido pelo treinamento adequado e apoio de colegas, a maiorias das mulheres ficam satisfeitas com o desempenho do coletor menstrual. Além disso, acredita-se que o coletor menstrual é mais ecologicamente sustentável (melhor para o meio ambiente) do que os absorventes descartáveis comuns. Eventos adversos importantes são raros, porém, há relatos de alergia, síndrome do choque tóxico (evento grave, mas muito raro) e expulsão ou deslocamento do DIU (dispositivo intrauterino). Provavelmente, não há risco aumentado para infecções e endometriose. Ainda faltam estudos de qualidade que avaliem os efeitos adversos e riscos do uso do coletor menstrual por um longo período. No momento, o coletor menstrual é considerado seguro. Portanto, o coletor menstrual pode ser uma opção confortável, segura e eficiente para a higiene menstrual das mulheres.
Referências:
EIJK, Anna Mariavan et al. Menstrual cup use, leakage, acceptability, safety, and availability: a systematic review and meta-analysis. The Lancet: Public Health, v. 4, n. 8. 2019, p. e376-e393. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2468266719301112. Acesso em: 31 maio 2021.
ARENAS-GALLO, Camilo et al. Aceptabilidad y seguridad de la copa menstrual: revisión sistemática de la literatura. Revista Colombiana Obstetricia y Ginecología, v. 71, n. 2, p. 163-177, 2020. Disponível em: https://revista.fecolsog.org/index.php/rcog/article/view/3425/3621. Acesso em: 3 jun. 2021.
Autor do resumo:
Gustavo José Miranda da Cunha
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão