quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Como ajudar uma criança com quatro anos que faz cocô e xixi na roupa?

Fazer xixi na fralda ou na cama durante a noite é um processo comum até os 5 anos de idade. Assim, é importante respeitar o tempo da criança.
*** 
O processo de desfralde, ou seja, o momento em que a criança começar a usar o banheiro ao invés de usar fralda, é individual, dependendo de condições fisiológicas (como o controle do esfíncter anal, que é um músculo do ânus), de desenvolvimento (como habilidade de caminhar, tirar as próprias roupas) e de aspectos culturais e comportamentais. Assim, é importante respeitar o tempo de cada criança e sempre incentivá-la a usar o banheiro, sem pressioná-la. Fazer xixi na fralda, ou na cama durante a noite, é um processo comum até os 5 anos de idade e, geralmente está relacionado a alguns fatores da vida da criança, como condições genéticas, problemas de sono ou no amadurecimento, baixa capacidade ou disfunção da bexiga. Em grande parte dos casos, é um acontecimento que se resolve sozinho, com o desenvolvimento da criança. Alguns dos motivos que podem levar a uma criança com mais de 5 anos de idade a recusar o desfralde são: conflitos entre o cuidador e a criança; medos irracionais e ansiedades sobre ir ao banheiro; temperamento difícil e dores no trato gastrointestinal por conta de constipação (que é uma dificuldade para fazer cocô). Nesses casos, o melhor a se fazer é procurar um médico pediatra. Além disso, algumas dicas que podem incentivar as crianças a superar o processo de desfralde, tanto para xixi como para cocô nas fraldas ou cama, são: usar com a criança sempre as mesmas palavras para se referir ao cocô e ao xixi; manter horários determinados para levar a criança ao banheiro; não punir ou tratar mal a criança por conta da dificuldade; elogiá-la sempre que consegue ir ao banheiro; encorajá-la a imitar os cuidadores e parentes quando convidá-la ao banheiro; discutir o processo com a criança, usando vídeos ou livros sobre o tema; mudar a alimentação e dieta, conforme orientação do pediatra; criar um sistema de recompensa como, por exemplo, dar estrelas cada vez que ela for ao banheiro sozinha; levar sempre a criança ao banheiro antes de colocá-la para dormir; colocar luzes noturnas no corredor e no banheiro para que ela encontre o banheiro sozinha facilmente; distribuir as bebidas da criança durante todo o dia, evitando bebidas antes de colocá-la para dormir.

Referências: 
UpToDate. Nocturnal enuresis in children: etiology and evaluation. Informação atualizada em maio de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com. Acesso em: 20 set. 2021.

UpToDate. Nocturnal enuresis in children: management. Informação atualizada em julho de 2020. Disponível em: https://www.uptodate.com. Acesso em: 20 set. 2021.

UpToDate. Toilet training. Informação atualizada em março de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com. Acesso em: 20 set. 2021.

UpToDate. Patient education: toilet training, beyond the basics. Informação atualizada em mar. 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com. Acesso em 20 set. 2021.

Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.