terça-feira, 7 de setembro de 2021

Crianças podem morrer por causa da COVID-19?

É raro haver morte de crianças e adolescentes em decorrência da COVID-19. A maior parte dos óbitos envolve crianças com comorbidades ou hospitalizadas.
*** 
É raro haver morte de crianças e adolescentes em decorrência da COVID-19. Grandes estudos internacionais vêm apontando que a razão de crianças que chegam a óbito em decorrência do SARS-COV é pequena, mas, mesmo assim, os falecimentos podem acontecer. A baixa taxa de mortalidade dificulta a tarefa de prever quais quadros apresentam mais risco de levar a óbito. Contudo, cientistas conseguiram associar alguns fatores de risco capazes de aumentar as chances de morte infantil decorrente da infecção pelo novo coronavírus. As mortes registradas são um pouco mais frequentes em crianças mais velhas (maiores de 10 anos) e adolescentes (12-19 anos) do que em mais novas, bem como são frequentes nos bebês com menos de 2 anos. Além disso, há mais ocorrências de morte em crianças que já possuíam alguma comorbidade ou condição pré-existente, das quais, as mais comuns são doença pulmonar crônica, obesidade, problemas cardíacos ou neurológicos. As chances de óbito também aumentam caso a criança esteja hospitalizada. Outros fatores relacionados com a mortalidade infantil são as questões raciais e as condições socioeconômicas, ou seja, as condições de moradia, educação, renda e acesso a serviços de saúde. Quanto a isso, as crianças pertencentes a grupos étnicos e raciais menos representados (como pretos e pardos) e moradoras das regiões mais carentes com menores acessos aos serviços públicos têm mais chances de serem afetadas pela COVID=19, ficarem hospitalizadas e falecerem. Ainda assim, cabe reforçar que a COVID-19 é menos frequente em crianças e adolescentes e o público infantil ainda apresenta sintomas mais leves e taxas de mortalidades menores em comparação com os adultos.

Referências: 
UptoDate. COVID-19: Clinical manifestations and diagnosis in children. Atualizado em 5 de agosto de 2021. Disponível em http://www.uptodate.com/ Acesso em: 15 ago. 2021.

Oliveira. E.A. et al. Clinical characteristics and risk factors for death among hospitalised children and adolescents with COVID-19 in Brazil: an analysis of a nationwide database. Lancet Child Adolesc Health, v. 5, n. 8, p.559-568, 2021. Doi: 10.1016/S2352-4642(21)00134-6. Acesso em: 17 ago. 2021

CDC. SARS-CoV-2- associated deaths among persons aged<21 years - United States. Atualizado em 18 de setembro de 2020. Disponível em: https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/69/wr/mm6937e4.htm Acesso em: 17 ago. 2021.
 
Autor do resumo:
Lucas Soares da Rocha

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Observação:
Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.