A Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (MIS-C) pode causar febre prolongada e inflamação no coração, pulmões, rins, pele, cérebro e sistema digestivo.
***
A Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, também conhecida pelas siglas MIS-C e SIM-P, geralmente, afeta pessoas menores de 21 anos de idade, deixando-as gravemente doentes e com necessidade de hospitalização. Nessa síndrome, diferentes órgãos podem ficar inflamados, como coração, pulmões, rins, pele, cérebro e sistema digestivo. Os pacientes com MIS-C podem apresentar febre prolongada por mais de 24 horas (1 dia), dor abdominal, vômito, diarreia, vermelhidão e lesões na pele, e, em casos mais graves, pressão baixa e aperto ou dor no peito. Para que se chegue ao diagnóstico dessa síndrome, é preciso verificar ainda se há sinais de inflamação causados por outras doenças. Além disso, é preciso observar se a criança ou adolescente teve ou está com COVID-19 ou entrou em contato com um caso suspeito ou confirmado de COVID-19 nas quatro últimas semanas anteriores ao início dos sintomas. É importante destacar que esses sintomas nem sempre ocorrem todos ao mesmo tempo, e que nem todas as crianças têm os mesmos sintomas. Contudo, na presença desses sinais e sintomas, os pais ou responsáveis devem procurar atendimento médico de forma emergencial. Para detectar a inflamação e os demais sinais da síndrome, é comum a realização de exames de sangue, raio-x de tórax (região dos pulmões e do coração), ecocardiograma (exame do coração) e ultrassom do abdome (região da barriga). Para a proteção contra a MIS-C, recomenda-se a manutenção das medidas diárias para se prevenir da COVID-19.
Referências:
CDC. For Parents: Multisystem Inflammatory Syndrome in Children (MIS-C) associated with COVID-19. Informação atualizada em 24 de fevereiro de 2021. Disponível em: https://www.cdc.gov/mis/mis-c.html. Acesso em: 5 set. 2021.
CDC. Information for healthcare providers about Multisystem Inflammatory Syndrome in Children (MIS-C). Informação atualizada em 20 de maio de 2021. Disponível em: https://www.cdc.gov/mis/hcp/index.html. Acesso em: 5 set. 2021.
Autor do resumo:
Anivaldo Barbosa de Sousa NetoRevisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Observação:
Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.