quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Como tratar o bruxismo?




O tratamento do bruxismo envolve controlar os fatores causadores do bruxismo, usar aparelho oral e, em casos graves, usar medicamentos ou toxina botulínica.

*** 
O bruxismo é o processo de ranger dos dentes, principalmente, durante o sono. Muitos indivíduos com bruxismo relacionado ao sono não precisam de nenhum tratamento específico. Quando se identifica algum fator que pode estar relacionado ao bruxismo, pode-se tentar tratar esse fator. Por exemplo, quando o bruxismo é causado pelo uso de algum medicamento, o ajuste da dose ou retirada da medicação pode fazer os sintomas do bruxismo desaparecer. Os pacientes com bruxismo devem ser acompanhados pelo dentista para monitorizar o desgaste dentário e realizar intervenções quando necessário. O dentista poderá indicar restauração dentária quando os dentes estiverem excessivamente desgastados. Quando o bruxismo é frequente ou apresenta sintomas que incomodam, o dentista poderá indicar um aparelho oral para proteger os dentes e reduzir os ruídos de ranger os dentes. Pacientes que persistem com sintomas importantes, mesmo após o tratamento mencionado, podem tentar a utilização de medicações como clonidina e clonazepam que devem ser prescritas pelo médico com a dosagem específica para cada paciente. Outra possibilidade para pacientes com sintomas refratários (persistência dos sintomas após o tratamento inicial) é o uso de toxina botulínica a cada 6 meses que também deve ser realizada com prescrição médica.

Referências: 
UpToDate. Sleep-related bruxism (tooth grinding). Atualizado em 18 de setembro de 2020. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 25 out. 2021.

Autor do resumo:
Aluno Gustavo José Miranda da Cunha
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo



Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.