quinta-feira, 21 de outubro de 2021

O que faz um fonoaudiólogo?


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O fonoaudiólogo é o profissional da saúde responsável pelos cuidados relacionados à fala, linguagem, voz, audição, deglutição e pela integração de todas essas funções.
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O fonoaudiólogo é o profissional da saúde responsável pelos cuidados relacionados à fala, linguagem, voz, audição, deglutição e pela integração de todas essas funções. Sua atividade se relaciona com todas as faixas etárias, atuando com crianças, adolescentes, adultos e idosos que necessitam dos cuidados de fonoaudiologia. Trata-se de um profissional que pode estar presente em unidades de atenção primária; unidades e clínicas especializadas; hospitais; creches e berçários; escolas regulares e especiais; instituições de ensino superior; lares para idosos; meios de comunicação; empresas públicas e privadas, e organizações não governamentais. Durante o processo terapêutico, o fonoaudiólogo e sua equipe são responsáveis por verificar a adequação das habilidades de fala, linguagem do paciente e sua capacidade cognitiva. Para isso, utiliza dados da história do paciente, tendo como objetivo compreender as possíveis causas dos problemas apresentados. Após recolher todas as informações necessárias sobre o paciente, o fonoaudiólogo irá apresentar as melhores terapias para cada pessoa. Assim, o plano de tratamento para um paciente com distúrbio de fala ou linguagem é feito sob medida para suas necessidades individuais. Entretanto, todos os planos de tratamento têm componentes comuns. As informações obtidas são usadas ​​para definir objetivos de resultados de curto, longo prazo e objetivos funcionais. O fonoaudiólogo, então, emprega técnicas de facilitação para provocar mudanças específicas no comportamento do paciente. Alguns profissionais usam uma abordagem estruturada na qual os princípios da modificação do comportamento (estímulo-resposta-reforço) devem ser seguidos de forma mais rígida; outros usam uma intervenção menos estruturada que é mais conduzida pelo paciente em sessões de interação baseadas em brincadeiras ou jogos. Uma combinação das abordagens de alta e baixa estruturação pode ser apropriada, dependendo do tipo de problema e do estágio do processo terapêutico.

Referências: 
UpToDate. Evaluation and treatment of speech and language disorders in children. Informação atualizada em setembro de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 08 out. 2021.

Autor do resumo:
Aluno Luciano Daminato Neto 
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo



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