quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Por que bebidas energéticas podem fazer mal?

Bebidas energéticas, por terem grandes quantidades de cafeína, podem provocar dor de cabeça, aumento de ansiedade, tremores, insônia, entre outros.
*** 
As bebidas energéticas, como o Red Bull, apresentam altas doses de cafeína em sua composição, entre outros componentes como a taurina. A cafeína é o estimulante mais consumido no mundo, seja em bebidas como café, energéticos, chás, entre outros, e está presente na dieta diária das pessoas. No entanto, não há evidência científica suficiente para promover ou desencorajar o seu uso. Por exemplo, o consumo de bebidas cafeinadas pode trazer benefícios a curto prazo, como: aumento de alerta mental (a pessoa fica mais atenta ao seu redor); melhora em aspectos da performance cognitiva, principalmente em termos de vigilância e tempo de reação; aumento de performance atlética, entre outros. No entanto, quando consumida em excesso, a cafeína pode trazer alguns efeitos negativos. No caso de bebidas energéticas, essas geralmente apresentam uma grande quantidade de cafeína por unidade, sendo que é mais fácil atingir a dose máxima recomendada para humanos com elas. Ou seja, tomando uma menor quantidade de bebida energética, a pessoa pode ingerir grandes quantidades de cafeína. Para crianças e adolescentes, essas bebidas causam maiores efeitos, já que eles possuem menos controle sobre o consumo e podem ter maior exposição aos ingredientes estimulantes por quilograma de peso corporal. Assim, o uso desses energéticos, dependendo da quantidade, pode estar associado a efeitos colaterais como: dor de cabeça, aumento de ansiedade, tremores e insônia. Além disso, pensando em um uso contínuo dessas bebidas, pode ser um gatilho para transtornos de ansiedade. Para as pessoas que apresentam alguma doença ou risco cardíaco, o uso de bebidas energéticas deve ser evitado, já que elas podem estimular eventos coronarianos ou de arritmia. Por fim, um outro ponto que deve ser levado em consideração é o do sono. Geralmente, o uso contínuo de energéticos pode levar a privação de sono, podendo desencadear, em longo prazo, alterações de memória, na atenção e comportamento.

Referências: 
UpToDate. Benefits and risks of caffeine and caffeinated beverages. Informação atualizada em set. 2020. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 1 out. 2021.

UpToDate. Cardiovascular effects of caffeine and caffeinated beverages. Informação atualizada em agosto de 2021. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 1 out. 2021.

Canadian Paediatric Society. Energy and sports drinks in children and adolescents. Informação atualizada em 6 de outubro de 2017. Disponível em: https://www.cps.ca/en/documents/position/energy-and-sports-drinks. Acesso em: 1 out. 2021.

Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo



Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.