Antes de se tomar uma nova medicação, é importante uma avaliação médica para verificar se a medicação é indicada para o seu problema e se é segura para o seu caso.
***
Antes de tomar uma nova medicação, é importante uma avaliação médica para verificar se a medicação é indicada para o seu problema e se é segura para o seu caso. Há diversos perigos em se tomar uma medicação sem antes ser avaliado por um médico. Muitos medicamentos podem ser prejudiciais para a saúde quando tomados de forma inadequada, gerando inclusive novas doenças ou condições ou agravando o estado de saúde. Além disso, todos os medicamentos podem gerar efeitos colaterais. Os efeitos colaterais são efeitos indesejados que os medicamentos podem causar. Os efeitos colaterais podem ser desde leves, como náusea e tosse, até graves, como convulsões. Deve-se sempre informar ao médico todos os medicamentos que o paciente está tomando, inclusive os que não precisam de receita, como vitaminas e remédios naturais, pois, quando se toma mais de um medicamento ao mesmo tempo, a chance de efeitos colaterais e outros problemas ocorrerem é ainda maior. Existem ainda medicamentos que podem interagir uns com os outros e alterar ou anular a forma como funcionam. Assim, para evitar problemas com as medicações, recomenda-se seguir as instruções dadas pelo médico, incluindo informações sobre alimentos (exemplo: “tome junto com a comida”) ou álcool (exemplo: “não ingira álcool com a medicação”). Certifique-se sempre de tomar a dose correta da medicação no horário indicado. Os medicamentos devem ser tomados como prescrito pelo médico, ou seja, você deve continuar tomando a medicação pela quantidade de dias prescritos, mesmo que se sinta melhor antes da medicação acabar. Cerca de 1 a cada 2 pacientes não tomam os medicamentos conforme prescrito por seu médico, o que pode ser prejudicial a saúde. Pode-se perguntar ao médico quais os efeitos colaterais que o medicamento pode causar e o que se deve fazer se tiver efeitos colaterais. Não se recomenda parar ou trocar uma medicação antes de conversar com o médico, pois ela pode ser muito importante para sua saúde. Nem todo mundo tem os mesmos efeitos colaterais, por isso, se você acha que pode estar tendo problemas com algum medicamento que está tomando, converse com seu médico. O médico poderá mudar a dose da medicação, trocar por outra medicação ou sugerir maneiras para amenizar o efeito colateral (exemplo: se um remédio causa sono, o melhor horário para tomá-lo pode ser antes de dormir).
Referências:
UpToDate. Patient education: Side effects from medicines (the basics). Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 17 out. 2021.AccessMedicine. Medicine-related problems. Disponível em: accessmedicine.mhmedical.com. Acesso em: 17 out. 2021.
AccessMedicine. Medicines: using them safely. Disponível em: accessmedicine.mhmedical.com. Acesso em: 17 out. 2021.
AccessMedicine. Drug side effects. Disponível em: accessmedicine.mhmedical.com. Acesso em: 17 out. 2021.
AccessMedicine. Compliance and medication adherence. The rational clinical examination: evidence-based clinical diagnosis. McGraw Hill, 2009. Disponível em: https://jamaevidence.mhmedical.com/content.aspx?bookid=845§ionid=61357502. Acesso em: 17 out. 2021.
Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Prática de trocar receita é considerada infração ética. CREMESP, ano 03/2012, n. 290. Bioética, p. 16. Disponível em: https://www.cremesp.org.br/?siteAcao=Jornal&id=1562. Acesso em: 17 out. 2021.
Autor do resumo:
Aluno Gustavo José Miranda da Cunha
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo