A língua presa pode ser tratada por meio da fonoterapia e procedimentos cirúrgicos no freio lingual.
***
Língua presa é uma condição em que a mobilidade da língua está limitada, podendo causar problemas de amamentação, dificuldade de articulação e mobilidade restrita da língua. O tratamento adequado depende do nível do distúrbio e de quais consequências ele está trazendo para a criança. Nos casos de dificuldade de amamentação, geralmente, o diagnóstico é realizado na própria maternidade, logo após o nascimento do bebê, pois no Brasil existe um Protocolo de avaliação do frênulo lingual, que é popularmente conhecido como “Teste da Linguinha”. Caso nessa avaliação o bebê apresente uma elevada dificuldade em se alimentar, é feita uma cirurgia que se chama frenotomia. Quando o diagnóstico não é feito na maternidade, mas a mãe percebe uma dificuldade na amamentação, o primeiro passo é consultar com um especialista em lactação. Esse profissional irá fazer o diagnóstico e dará início ao tratamento, podendo ser necessária a realização da frenotomia. Já nas situações em que há dificuldade de articulação, quando a pessoa não consegue pronunciar sons como "t," "d," "z," "s," "th," "n," ou "l ", o tratamento recomendado é a fonoterapia. Em alguns casos, quando a fonoterapia não está sendo suficiente, pode ser necessária a realização da frenotomia. Entretanto, esse tipo de cirurgia ainda não é um consenso entre os especialistas, pois não há evidências suficientes que comprovem seus benefícios. Após a cirurgia, às vezes, o paciente precisa voltar para a fonoterapia, de modo a retreinar a musculatura da língua. Todos esses tratamentos são multidisciplinares, sendo necessário além do fonoaudiólogo, um otorrinolaringologista e um dentista, para que o diagnóstico e tratamento sejam mais completos.
Referências:
UpToDate. Evaluation and treatment of speech and language disorders in children. Informação atualizada em Setembro de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 24 out. 2021.Roberta Lopes de Castro Martinelli. Protocolo de avaliação do frênulo lingual para bebês: relação entre aspectos anatômicos e funcionais.. Rev. CEFAC, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-18462013005000032. Acesso em: 24 out. 2021..
Cartilha do Teste da Linguinha: para mamar, falar e viver melhor. São José dos Campos: Pulso Editorial, 2014. Disponível em: http://www.abramofono.com.br/wp-content/uploads/2014/10/testelinguinha_2014_livro.pdf. Acesso em:24 out. 2021.
UpToDate .Ankyloglossia (tongue-tie) in infants and children. Informação atualizada em Outubro de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 24 out. 2021.
Autor do resumo:
Aluna Valeska Lourenço BergaminCurso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.