O terror noturno é quando a pessoa acorda agoniada, gritando alto, com medo, inconsolável, batimentos cardíacos rápidos, suando e não se lembra depois do ocorrido.
***
Terror noturno é quando a pessoa acorda abruptamente agoniada, gritando alto, agitada, rosto corado, batimentos cardíacos acelerados (taquicardia), suando, pupila dilatada (midríase) e com a respiração acelerada também. A pessoa pode pular da cama como se estivesse fugindo de uma ameaça, não está consciente do seu entorno, apresenta feições de medo e é inconsolável. Geralmente, não é responsiva e não se acalma. Os episódios não são lembrados depois do ocorrido. Casos de terror noturno são mais comuns entre crianças de 4 a 12 anos e ocorrem durante o começo do sono (na fase do sono conhecida como NREM) geralmente duram de 10 a 20 minutos e a pessoa pode ter dois ou três casos por semana. Além disso, crianças que apresentam essa condição podem também apresentar sonambulismo e episódios nos quais acordam confusas. Os motivos que explicam o terror noturno podem ser variados: predisposição genética (geralmente os pais ou outros parentes também apresentaram a condição durante a infância); aumento de excitação do sono, causada por doenças como apneia obstrutiva do sono, síndrome das pernas inquietas ou refluxo gastroesofágico; falta de sono (a criança tem dificuldade para dormir e dorme pouco), febre muito alta e a idade, sendo que os mais novos são os mais afetados, com a condição gradualmente se resolvendo conforme crescem. Durante um caso de terror noturno, para ajudar alguém, é recomendado ficar perto da pessoa até que o episódio pare e não tentar acordá-la. Quando o episódio parar, a pessoa voltará a dormir. Se a criança apresenta casos leves e que não acontecem frequentemente, provavelmente ela não precisará de testes. No entanto, no caso de episódios mais graves e frequentes, geralmente acompanhados de roncos altos, suor noturno, movimentos incomuns, é importante consultar o médico. Ainda, no caso de adultos, episódios de terror noturno, por mais que incomuns, podem acontecer da mesma forma, com a duração um pouco maior (de 30 a 40 minutos) e podem ser indicativos de transtorno de estresse pós-traumático, ansiedade, entre outras condições psiquiátricas, sendo que a consulta médica também é recomendada nesses casos.
Referências:
UpToDate. Parasomnias of childhood, including sleepwalking. Informação atualizada em outubro de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 30 out. 2021.UpToDate. Nightmares and nightmare disorder in adults. Informação atualizada em junho de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 30 out. 2021.
UpToDate. Patient education: night terrors, confusional arousals, and nightmares in children; the basics. Informação atualizada em outubro de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 30 out. 2021.
Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
Clique AQUI para avaliar esta informação!
Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.