Os efeitos colaterais da radioterapia podem ser amenizados com mudança na alimentação, hidratação da pele, uso de protetor solar e momentos de descanso.
***
A radioterapia pode resultar em problemas de pele, perda de cabelo, fadiga, náusea, vômito e outros sintomas. A pele é muito atingida durante a radioterapia e para evitar lesões é recomendado manter a pele hidratada. Para isso, deve-se tomar banhos mais curtos, usando água morna e esfregando a pele de maneira suave, sem utilizar esponja. As roupas utilizadas no dia-a-dia devem ser escolhidas cuidadosamente. É ideal usar roupas mais soltas e leves. Além disso, o sol deve ser evitado sempre que possível na área irradiada. A perda de apetite ocorre devido às náuseas e vômitos. O sabor dos alimentos pode ficar alterado devido ao tratamento, mas isso tende a passar com o final do tratamento. É recomendado se alimentar com pequenas quantidades, mas comer mais vezes durante o dia. Os alimentos devem ser variados e leves, para ajudar o paladar e digestão. A náusea é mais comum após a radioterapia. Manter o estômago vazio algumas horas antes e depois da aplicação da radioterapia pode ajudar a aliviar a náusea. A fadiga e o cansaço podem ser amenizados com a mudança das atividades do dia-a-dia. É interessante intercalar os momentos de atividade com momentos de descanso, para não sobrecarregar o corpo. Quando o tratamento é feito da região da cabeça e pescoço, lesões na boca podem ser frequentes. Para amenizar, a higiene oral deve ser cuidadosa. Os alimentos com corantes, os alimentos apimentados, o fumo e as bebidas alcóolicas devem ser evitados. A radioterapia pode causar a perda de cabelo, deixando a cabeça mais sensível e exposta. Por isso, é recomendado usar protetor solar e cobrir a cabeça quando houver exposição ao sol.
Referências:
American Cancer Society. Radiation therapy side effects. Última atualização em 10 de dezembro de 2020. Disponível em: https://www.cancer.org/treatment/treatments-and-side-effects/treatment-types/radiation/effects-on-different-parts-of-body.html. Acesso em: 02 dez. 2021.Instituto Nacional do Câncer. Quais os possíveis efeitos da radioterapia e o que fazer quando surgirem? https://www.inca.gov.br/perguntas-frequentes/quais-os-possiveis-efeitos-radioterapia-e-o-que-fazer-quando-surgirem. Acesso em: 02 dez. 2021
Autor do resumo:
Aluna Olga Carvalho Gomes da Costa
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.