segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Como lidar com o término da vida?

O término da vida envolve a tomada de uma série de decisões que visam amenizar a dor, promover maior bem-estar e trazer satisfação aos pacientes.
*** 
A morte é uma verdade inconteste, cuja ocorrência é tão certa quanto a própria vida. De todo o modo, as maneiras pelas quais as pessoas entendem e se comportam frente a essa certeza são diferentes, levantando inúmeras dúvidas acerca da inevitabilidade da morte, a angústia, a tristeza, a separação, a perda, o luto, o medo e o seguimento da vida após a partida. O fim da vida envolve uma série de decisões a serem tomadas em conjunto entre médicos, pacientes e familiares que visam amenizar a dor, promover maior bem-estar e trazer satisfação àqueles que estão em seus momentos finais. Existe um aspecto prático a ser discutido no término da vida que diz respeito a como a família e o paciente desejam passar seus últimos dias. Medidas de cuidados paliativos devem ser buscadas, a exemplo do acompanhamento médico e uso de medicamentos para reduzir as dores e lidar com sintomas inerentes à doença. Esses cuidados também requerem que os profissionais de saúde auxiliem a família quanto a possíveis mudanças comportamentais e fisiológicas enfrentadas pelos pacientes (como redução da alimentação e hidratação, alterações na respiração ou aumento das secreções em nariz e garganta), bem como eventuais dificuldades em realizar atividades do dia a dia. Além disso, um outro aspecto que deve ser explorado é a aceitação psicológica da morte. Algumas estratégias podem ajudar o paciente a lidar psicologicamente com a morte, como contar de histórias sobre sua vida e sua família; fazer uma revisão da sua biografia e trajetória de vida, destacando seus maiores aprendizados e momentos marcantes; viver uma experiência significativa que há muito tempo desejava realizar; e reforçar seus relacionamentos com demais pessoas que marcaram sua passagem, perdoando antigas ofensas ou reforçando seu amor aos entes queridos. Finalmente, assuntos que devem ser resolvidos próximo à partida incluem o local desejado para a morte, decisão sobre ressuscitação cardiopulmonar em caso de parada cardíaca, doação de órgãos, tradições e rituais religiosos.

Referências: 
Harman, S. M. et al. Palliative care: the last hours and days of life. Atualizado em 21 de outubro de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/ Acesso em: 27 nov. 2021.

American Heart Association. End of life. Disponível em:https://www.heart.org/en/health-topics/consumer-healthcare/doctor-appointments-questions-to-ask-your-doctor/end-of-life. Acesso em: 27 nov. 2021.

Autor do resumo:
Aluno Lucas Soares da Rocha
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.