terça-feira, 21 de dezembro de 2021

O que pode causar uma piora no desempenho escolar em adolescentes?

Transtornos psiquiátricos, como depressão e síndrome de Burnout, situações traumáticas e outras doenças clínicas podem prejudicar o desempenho dos adolescentes.
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Há uma importante relação entre a saúde mental e o desempenho escolar dos adolescentes. Quanto pior a saúde mental do adolescente, mais dificuldades acadêmicas poderá haver. Estudos já mostraram associação entre o abandono escolar e o abuso de substâncias (como álcool e drogas), depressão e problemas de comportamento (como agressividade e agitação). Condições como o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), ansiedade e fobias sociais (medo excessivo de situações em que possa ser julgado) também já foram identificadas como tendo um impacto negativo sobre o desempenho escolar dos adolescentes. Vale dizer que situações estressantes ou traumáticas podem abalar o adolescente e causar prejuízo em seu desempenho acadêmico. Sintomas da síndrome de Burnout, condição normalmente relacionada ao trabalho, podem ser encontrados também em estudantes. Os sintomas da síndrome de Burnout incluem exaustão emocional, insatisfação com as próprias realizações e despersonalização (indiferença com as outras pessoas), que pode ocorrer no contexto de estresse persistente relacionado ao trabalho. Deficiências intelectuais e dificuldades de aprendizado específicos (como em leitura, escrita ou matemática) podem trazer sérios problemas no desempenho escolar dos adolescentes, mas normalmente são percebidas ainda na infância. Os problemas de sono, como a insônia, também podem afetar o desempenho escolar e a memória do adolescente. Várias doenças clínicas, como o hipotireoidismo, podem ter um impacto negativo sobre o desempenho escolar do adolescente. Adolescentes superdotados também podem apresentar problemas na escola, muitas vezes por serem insuficientemente desafiados e perder o interesse na escola. Portanto, a saúde mental e outras doenças clínicas podem impactar significativamente no desempenho escolar dos adolescentes. Adolescentes que estejam apresentando dificuldades escolares podem se beneficiar de avaliações médicas e psicológicas, com o objetivo de descobrir qual o problema e qual o melhor tratamento para o caso.

Referências: 

Agnafors, Sara; Barmark, Mimmi; Sydsjö, Gunilla. Mental health and academic performance: a study on selection and causation effects from childhood to early adulthood. Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, v.56, n.5, p. 857–866, 19 ago. 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8068628/. Acesso em: 22 nov. 2021.

UpToDate. Intellectual disability (ID) in children: clinical features, evaluation, and diagnosis. Informação atualizada em 30 de novembro de 2021. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 02 dez. 2021.

UpToDate. Cognitive and behavioral consequences of sleep disorders in children. Informação atualizada em 20 de setembro de 2021. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 25 nov. 2021.

UpToDate. Unipolar depression in adults: assessment and diagnosis. Informação atualizada em 04 de outubro de 2021. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 01 dez. 2021.

UpToDate. Specific learning disabilities in children: clinical features. Informação atualizada em 21 de janeiro de 2019. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 04 dez. 2021.

Treat, Robert et al. Medical student burnout as impacted by trait emotional intelligence: moderated by three-year and four-year medical degree programs and gender. Wisconsin Medical Journal, v.120, n.3, p. 188-194, 2021. Disponível em: https://wmjonline.org/wp-content/uploads/2021/120/3/188.pdf. Acesso em: 4 dez. 2021.

Autor do resumo:
Aluno  Gustavo José Miranda da Cunha
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

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