Medicamentos antirreumáticos e anti-inflamatórios podem ser usados para o tratamento da artrite reumatoide. É importante também consultar o médico, descanso, exercício físico e nutrição adequada.
***
O principal objetivo do tratamento da artrite reumatoide é controlar os sintomas da doença (como dor, rigidez), prevenir danos permanentes à articulação, eliminar ou diminuir a inflamação e melhorar a qualidade de vida e habilidade de movimento da pessoa. Há diversos tipos de tratamentos e ações que podem ser importantes. Uma delas é o diagnóstico precoce, o que pode ajudar na escolha da melhor forma do tratamento e que esse tenha seu efeito aumentado. Para isso, é recomendado que sempre que a pessoa comece a sentir alguns dos sintomas da artrite reumatoide procure um médico reumatologista. Quando os sintomas já estão presentes, o uso de medicamentos é a principal forma de tratamento. A principal classe de remédios são as drogas antirreumáticas, as quais podem diminuir a inflamação, preservar a estrutura e função da articulação, entre outros. Existem vários exemplos dessa classe, como o metotrexato, sulfassalazina e tofacitinib. De forma conjunta com as drogas antirreumáticas, podem também ser usados anti-inflamatórios (como ibuprofeno) e corticoides, ajudando na redução da dor e da inflamação, mas eles não vão ajudar a reduzir os danos causados pela artrite reumatoide. São várias os fatores que podem influenciar na escolha do tratamento usado, como por exemplo o nível da doença, a presença de outras doenças secundárias, preferências do paciente e efeitos colaterais apresentados (alguns remédios usados podem causar efeitos como ganho de peso, osteoporose, aumento de chance de infecções). Dessa forma, é sempre importante consultar o médico na hora de escolher o tratamento. Além disso, algumas medidas não farmacológicas que podem ajudar para a melhora da artrite reumatóide são: intervenções psicossociais, o conhecimento e educação da pessoa sobre a doença, descanso, exercícios físicos, além de conselhos sobre dietas e nutrição.
Referências:
UpToDate. General principles and overview of management of rheumatoid arthritis in adults. Informação atualizada em outubro de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com. Acesso em: 08 fev. 2022.UpToDate. Patient education: rheumatoid arthritis treatment: beyond the basics. Informação atualizada em Fevereiro de 2020. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 08 fev. 2022.
Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.