A doença de Legg-Calvé-Perthes surge na infância e se manifesta com dor no quadril e nas pernas, levando a alterações na caminhada e na postura.
***
A doença de Legg-Calvé-Perthes é uma enfermidade que afeta crianças entre 3 a 12 anos com maior predomínio em meninos. A doença se manifesta com uma dor nas pernas após exercícios físicos, normalmente no quadril, nas coxas ou próximo ao joelho, e pode progredir com uma alteração na caminhada e postura. Essa mudança no caminhar ocorre com o enfraquecimento ou perda da musculatura da pelve, fazendo o quadril entortar para um dos lados. Algumas crianças, ainda, podem apresentar uma dificuldade de afastar as coxas umas das outras (chamada abdução do quadril). As causas da doença ainda não são totalmente compreendidas, porém sabe-se que ela depende da interrupção do fluxo sanguíneo na parte de cima do fêmur (osso que sustenta a coxa), mais precisamente, na placa de crescimento, local onde o osso cresce durante a infância. Essa região fica próxima à junção entre o fêmur e o conjunto de ossos que formam o quadril, de modo que a interrupção do fluxo de sangue acarreta em morte tecidual (osteonecrose) e destruição dessa articulação. Vários fatores têm sido estudados para tentar determinar as causas dessa doença, desde condições genéticas, pré-natais, micro-traumas adquiridos com a atividade física e fatores ambientais, porém a doença de Legg-Calvé Perthes tem se mostrado ser multifatorial, ou seja, depende de várias condições, e não só de uma, para se manifestar. De todo modo, sabe-se que quanto mais cedo na infância a doença for detectada, melhor é o tratamento e a qualidade de vida dos afetados, sendo o prognóstico quase sempre favorável para aqueles que detectaram a doença até os 6 anos, enquanto crianças que descobrem a doença com mais de 8 anos podem apresentar anormalidades residuais severas, mesmo após o tratamento.
Referências:
UpToDate. Overview of the causes of limp in children. Atualizado em 25 de Janeiro de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/ Acesso em: 21 fev. 2022.Leroux J. Et al. Legg-Calvé-Perthes disease. Orthopaedics & Traumatology: Surgery & Research, v. 104, n.1, p.S107-S112. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.otsr.2017.04.012. Acesso em: 21 fev. 2022
Autor do resumo:
Aluno Lucas Soares da Rocha
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.