Em crianças na fase de troca dos dentes, o bruxismo pode ser tratado com uma placa oclusora mais macia, medicamentos ou acompanhamento psicológico comportamental.
***
O bruxismo é caracterizado pelo apertar ou ranger dos dentes devido a uma atividade involuntária (sem a pessoa querer) dos músculos da mastigação, principalmente, durante o sono. Dentre as várias formas de tratamento para o bruxismo, o uso de aparelhos orais, que encobrem os dentes, é recomendado com o objetivo de proteger o atrito existente, evitando desgaste dos dentes, e diminuindo o rangido. Existem dois principais tipos de aparelhos: a placa oclusal, que é o mais usado e recomendado para a maioria dos casos; dispositivos de avanço mandibular, que são menos confortáveis e somente usados para bruxismo em pessoas que apresentam apneia obstrutiva do sono grave. Para crianças que estão passando pela fase de troca dos dentes, existe uma placa oclusora mais macia, a qual pode se adaptar dinamicamente a mordida e ajudar na proteção do dente. Quando a criança não pode usar a placa oclusora, o uso de remédios e acompanhamento psicológico comportamental podem auxiliar no tratamento do bruxismo. Assim, recomenda-se a consulta com um médico ou dentista especializado em bruxismo.
Referências:
UpToDate. Sleep-related bruxism (tooth grinding). Informação atualizada em fevereiro de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 24 mar. 2022.
Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro CarrapatoCurso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.