O SARS-CoV-2, coronavírus causador da doença COVID-19, provavelmente surgiu a partir da transmissão da doença de animais para pessoas na China.
***
Os coronavírus são uma grande família de vírus capazes de gerar doenças em pessoas e em muitas espécies diferentes de animais, incluindo camelos, bois, gatos e morcegos. Raramente, os coronavírus que infectam animais podem infectar pessoas e depois se espalhar entre a população, como o MERS-CoV (coronavirus da síndrome respiratória do Oriente Médio), SARS-CoV (coronavírus da síndrome respiratória aguda grave) e o SARS-CoV-2 (coronavírus responsável pela pandemia atual). Todos os 3 coronavírus possuem grande semelhança com os coronavírus que acometem os morcegos, sugerindo que a origem do novo coranavírus ocorreu a partir de um reservatório animal. No final de 2019, o novo coronarívus foi identificado como causa de um conjunto de casos de pneumonia em Wuhan, província de Hubei, na China. No início, muitos dos pacientes do epicentro do surto em Wuhan tinham alguma ligação com um grande mercado de frutos do mar e animais vivos, sugerindo a disseminação de animais para pessoas. Mais tarde, um número crescente de pacientes não teria exposição a esse mercado de animais, indicando que o coronavírus era capaz de se disseminar de uma pessoa para outra pessoa. O novo coronavírus se espalhou rapidamente, resultando em uma epidemia em toda a China, seguido por um número crescente de casos em outros países no mundo, inclusive no Brasil. Em fevereiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde anunciou um nome oficial para a doença que está causando o novo surto de coronavírus desde 2019, chamada de doença de coronavírus 2019, abreviado como COVID-19. O vírus que causa a COVID-19 é designado por coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2), anteriormente chamado de 2019-nCoV.
Referências:
Uptodate. McIntosh, Kenneth. Coronavirus disease 2019 (COVID-19): epidemiology, virology, clinical features, diagnosis, and prevention. Informação atualizada em: 30 abr. 2020. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/. Acesso em: 2 maio 2020.
World Health Organization. Q&A on coronaviruses (COVID-19). [S. l.], 17 abr. 2020. Disponível em: https://www.who.int/news-room/q-a-detail/q-a-coronaviruses. Acesso em: 2 maio 2020.
National Center for Immunization and Respiratory Diseases. Frequently asked questions. [S. l.], 28 abr. 2020. Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/faq.html. Acesso em: 2 maio 2020.
National Center for Immunization and Respiratory Diseases. Situation summary. [S. l.], 19 abr. 2020. Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/cases-updates/summary.html. Acesso em: 2 maio 2020.
Autor do resumo:
Gustavo José Miranda da Cunha
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Observação:
Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.