sábado, 30 de maio de 2020

Quanto tempo o novo coronavírus sobrevive fora do corpo humano?


O tempo de sobrevivência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) fora do corpo humano pode variar de algumas horas a alguns dias, a depender da superfície e da temperatura.
*** 
O novo coronavírus (SARS-CoV-2), responsável pela COVID-19, pode se espalhar facilmente de pessoa para pessoa, principalmente por meio de gotículas respiratórias emitidas pela fala, tosse ou espirro de alguém com o vírus que atingem uma pessoa sem o vírus. No entanto, existe a possibilidade de se contaminar com o novo coronavírus ao se tocar em um objeto ou superfície contaminada e depois colocar as mãos na boca, nariz ou olhos. Portanto, conhecer o tempo de sobrevivência do novo coronavírus em cada superfície auxilia na compreensão dos mecanismos de transmissão, permitindo o desenvolvimento de estratégias de prevenção. O tempo de sobrevivência do novo coronavírus fora do corpo humano pode variar de alguns minutos a alguns dias, a depender do local e condições climáticas encontradas, em especial a temperatura. Vejamos:
  • No ar, no qual os pacientes com o novo coronavirus respiraram, tossiram ou falaram, é possível verificar uma quantidade considerável do novo coronavírus mesmo após 3 horas;
  • No aço inoxidável, é possível detectar quantidades reduzidas do vírus mesmo após 2 dias;
  • No cobre, o novo coronavírus permanece até 4 horas;
  • No vidro, o novo coronavírus não pode ser detectado após 4 dias;
  • No papelão, o novo coronavírus permanece até 24 horas.
  • Na madeira, o novo coronavírus não pode ser detectado após 2 dias;
  • No tecido, o novo coronavírus não pode ser detectado após 2 dias;
  • Na parte externa de máscaras cirúrgicas, o novo coronavírus é detectado mesmo após 1 semana;
  • Em superfícies de plástico, é possível detectar quantidades reduzidas do vírus mesmo após 3 dias;
  • Em papéis de impressão, o novo coronavírus não pode ser detectado após 3 horas;
  • Em notas de dinheiro, o novo coronavírus não pode ser detectado após 4 dias;
  • Em água potável, o novo coronavírus não foi encontrado;
  • Em produtos alimentícios e embalagens, o novo coronavírus provavelmente não consegue sobreviver por muito tempo;
  • Em relação à temperatura, foi verificado que em temperaturas baixas (4o Celsius), o vírus apresenta uma redução pequena mesmo após 2 semanas, enquanto que em altas temperaturas (70º Celsius), o tempo de inativação do vírus é de apenas 5 minutos.
Considerando a variação de tempo de sobrevivência do coronavirus em diferentes superficies, é importante manter as medidas de prevenção, como a higienização das mãos, evitar tocar o rosto, a boca e os olhos, manter o distanciamento social, manter a higienização dos alimentos, roupas e demais superfícies.

Referências: 
Doremalen, Neeltje van et al. Aerosol and surface stability of SARS-cov-2 as compared with SARS-cov-1. The New England Journal of Medicine, 16 abr. 2020. Disponível em: https://www.nejm.org/doi/pdf/10.1056/NEJMc2004973?articleTools=true. Acesso em: 22 maio 2020.

Chin, Alex W H et al. Stability of SARS-CoV-2 in different environmental conditions. The Lancet, v.1, 2 abr. 2020. p. E10. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lanmic/article/PIIS2666-5247(20)30003-3/fulltext. Acesso em: 23 maio 2020.

Seladi-Schulman, Jill. How Long Does the coronavirus live on different surfaces?. Healthline, 29 abr. 2020. Disponível em: https://www.healthline.com/health/how-long-does-coronavirus-last-on-surfaces. Acesso em: 25 maio 2020.

Autor do resumo:
Gustavo José Miranda da Cunha

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Observação:
Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.