A medicina baseada em evidências emprega os melhores resultados de pesquisa disponíveis para orientar a tomada de decisão clínica durante a assistência em saúde.
***
Medicina baseada em evidências é um processo que emprega os melhores resultados de pesquisa sobre saúde disponíveis e atualizados, juntamente com o melhor conhecimento clínico adquirido pela prática clínica, acrescidos de uma meticulosa análise da cultura, crença, desejo e manifestações do paciente. Neste contexto, entende-se que quanto melhor a qualidade das pesquisas realizadas, maior será a vantagem da utilização das evidências científicas para auxiliar na tomada das melhores decisões. Infelizmente, como nem todas as pesquisas publicadas possuem um alto grau de confiabilidade, podendo inclusive conter informações não validadas, o processo de medicina baseada em evidências requer a análise crítica das evidências, para tanto demandando da parte do médico uma formação em metodologia científica. Para encontrar a melhor evidência científica para um paciente, o médico pode recorrer a diversos repositórios informacionais chamados bases de evidências, onde são encontradas as últimas e melhores evidências científicas sobre uma determinada condição de saúde. Vale lembrar que as evidências têm como objetivo complementar, e não substituir, a avaliação dos médicos na adequação do atendimento para cada paciente individualmente. Ou seja, os pacientes devem ser considerados como indivíduos únicos que necessitam de cuidados específicos de acordo com suas necessidades, sendo a medicina baseada em evidências um guia para auxiliar na tomada das melhores decisões, mas que não dispensa a análise crítica do médico.
Referências:
Sackett, D. et al. Evidence based medicine: what it is and what it isn't. BMJ, n. 312, p. 71, 1996. Disponível em: https://doi.org/10.1136/bmj.312.7023.71. Acesso em: 25 jul. 2020.
Uptodate. Evans, Arthur T; Mints Gregory. Evidence-based medicine. Informação atualizada em: 6 jul. 2018. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/. Acesso em: 25 jul. 2020.
Uptodate. Kim, Arthur Y; Gandhi, Rajesh T. Coronavirus disease 2019 (COVID-19): management in hospitalized adults. Informação atualizada em: 21 jul. 2018. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/. Acesso em: 25 jul. 2020
Autor do resumo:
Gustavo José Miranda da Cunha
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Observação:
Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.