segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Quando devo fazer o isolamento no contexto da COVID-19?

Pessoas com sinais e sintomas de COVID-19 ou com COVID-19 confirmada por exame com ou sem sintomas devem se isolar em casa para evitar infectar outras pessoas.
*** 
No contexto da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, o isolamento social serve para separar pessoas infectadas pelo coronavírus de pessoas que não são infectadas, evitando a transmissão da doença. Pessoas que têm sintomas de COVID-19 e podem se recuperar em casa e pessoas sem sintomas, mas com resultado de exame positivo constatando infecção pelo coronavírus devem ficar isoladas em casa. Uma pessoa com COVID-19 devem permanecer em casa até que seja seguro estar com outras pessoas e só deve sair se for necessário buscar atendimento médico de emergência, por exemplo, quando apresenta dificuldade para respirar. Se uma pessoa com COVID-19 more com outras pessoas que não estão doentes, também se recomenda que ela se isole em um cômodo da casa, se possível, usando um banheiro só para ela, e tome alguns cuidados dentro de casa como usar máscaras de pano quando estiver no mesmo cômodo que os outros e manter o distanciamento social, com pelo menos 2 metros de distância entre cada uma das pessoas. Também se recomenda que a pessoa com COVID-19 evite contato com os animais da casa e não compartilhe objetos de uso pessoal, como toalhas, copos, pratos e talheres. O tempo de isolamento que uma pessoa com COVID-19 deve ter para evitar contaminar outras pessoas pode variar de acordo com a gravidade da doença e com a imunidade da pessoa que ficou doente. Pessoas com sinais ou sintomas de COVID-19 que tiveram suspeita de COVID-19 ou que inclusive tiveram exame positivo para infecção pelo coronavírus, só poderão ter contato com outras pessoas com essas três condições juntas: pelo menos 10 dias após o início dos sintomas, após os sintomas terem melhorado e pelo menos 24 horas sem febre ou remédio para diminuir a febre. No caso de pessoas que fizeram um exame que deu positivo para a infecção pelo coronavírus, mas não têm sintomas, é difícil saber quando exatamente a doença começou, por isso recomenda-se que elas fiquem em casa por pelo menos 10 dias após a data que tiveram o teste positivo. Caso apareçam sintomas depois do teste positivo, devem ser tomados os mesmos critérios para descontinuar o isolamento das pessoas com sintomas. Pessoas que tiveram COVID-19 grave e pessoas com COVID-19 e problemas no sistema imune podem precisar ficar isoladas em casa por mais tempo. Pessoas que tiveram COVID-19 grave precisando ser internado, para por exemplo, usar oxigênio, o profissional de saúde pode recomendar que fiquem em isolamento por até 20 dias e a pessoa pode precisar terminar o período de isolamento em casa. Em qualquer situação, caso a pessoa tenha a possibilidade de fazer novos testes, o profissional de saúde pode recomendar que a pessoa faça um novo teste para COVID-19 para verificar se é possível finalizar o isolamento antes. Uma pessoa pode terminar o isolamento e ficar com outras pessoas em segurança após dois testes consecutivos negativos, com pelo menos 24 horas de intervalo entre eles.

Referências: 
Centers for Disease Control and Prevention. Coronavirus disease 2019 (COVID-19): isolate if you are sick. Informação atualizada em: 26 Jul. 2020. Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/if-you-are-sick/isolation.html. Acesso em 06 Ago. 2020.

Autor do resumo:
Jéssica Nara Targino Cavalcante


Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Observação:
Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.