Pacientes com câncer podem ter maior risco de COVID-19 grave. Assim, devem discutir com o médico melhores formas de assistência durante a pandemia
***
A COVID-19, a doença infecciosa causada pelo coronavírus, pode ir desde leve até grave. Existem algumas pessoas com risco de COVID-19 grave, como as pessoas com câncer. Assim, recomenda-se que pacientes com câncer evitem a exposição durante a pandemia de COVID-19, usando a telemedicina (consultas virtuais) e adiando, quando recomendado pelo médico, consultas presenciais, procedimentos, cirurgias e transplantes de células tronco. O risco-benefício de adiar consultas e procedimentos, no caso de pacientes com câncer, deve ser avaliado pelo médico responsável. Pacientes que têm câncer com alto risco da doença progredir rapidamente, por exemplo, não devem ter suas consultas e procedimentos adiados. Durante a pandemia de COVID-19 algumas cirurgias oncológicas (de pacientes com câncer) também podem ser adiadas devido à falta de recursos dos hospitais, já que muitos estão voltados para cuidar dos casos de COVID-19. Para os pacientes que estão recebendo ou vão começar a receber quimioterapia, os médicos podem considerar adiar ou atrasar o tratamento, a depender do caso, já que existe teoricamente um risco maior de COVID-19, devido aos efeitos imunossupressores do tratamento quimioterápico, que enfraquece o sistema imune da pessoa. No caso de pacientes com câncer metastático (espalhado no corpo) ou progressivo (que está avançando), o atraso no tratamento pode agravar os sintomas, levando a piora do desempenho do paciente e inabilidade de receber mais tratamentos. A pneumonite e a neutropenia séptica são complicações que podem ocorrer devido ao tratamento de câncer e causam sintomas que se parecem com os de COVID-19, o que pode confundir o diagnóstico. Caso uma pessoa com câncer tenha sinais ou sintomas de COVID-19, deve ser considerada como prioritária para fazer o exame para saber se tem COVID-19.
Referências:
Dynamed. COVID-19 and patients with cancer. Informação atualizada em: 09 jun. 2020. Disponível em: https://www.dynamed.com/. Acesso em: 09 jun. 2020.
Autor do resumo:
Jéssica Nara Targino Cavalcante
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Observação:
Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.