domingo, 3 de janeiro de 2021

Como é a COVID-19 em crianças e adolescentes?


Crianças e adolescentes infectados pelo coronavírus podem ter ou não sintomas. Os sintomas podem ser febre, tosse, dor de garganta, nariz entupido, coriza etc.

*** 
Crianças e adolescentes infectados pelo coronavírus podem ter ou não sintomas. Crianças e adolescentes de todas as idades podem ter COVID-19, a doença infecciosa causada pelo coronavírus, embora eles pareçam ser afetados menos comumente que os adultos. Na maior parte dos casos de COVID-19 em crianças, a doença foi transmitida por uma pessoa que mora na mesma casa. Quando uma criança ou adolescente têm COVID-19, os sinais ou sintomas são semelhantes aos que aparecem em adultos. Os sinais e sintomas mais comuns da COVID-19 em crianças e adolescentes incluem dor de garganta, nariz entupido, rinorreia (nariz escorrendo) e principalmente febre e tosse. Outros sintomas que podem aparecer em crianças e adolescentes com COVID-19 são vômitos, diarreia, fadiga, diminuição do apetite, dor de cabeça e dificuldade para respirar. As crianças e adolescentes com COVID-19 contribuem para a transmissão da COVID-19 na comunidade, porque existem mais casos sem sintomas ou com doença leve. Crianças e adolescentes também devem seguir as medidas de controle para evitar a transmissão do coronavírus, como a higiene das mãos e o distanciamento social. As mães, os pais ou outros cuidadores das crianças e adolescentes devem ajudá-las e ensiná-las a praticar medidas de controle. Uma nova síndrome foi descoberta, que acontece em um número pequeno de crianças e adolescentes com COVID-19, chamada de Síndrome Inflamatória Multissistêmica em Crianças, que tem características parecidas com outras condições inflamatórias que podem afetar crianças e já eram conhecidas pelos cientistas e profissionais de saúde, dentre elas, a doença de Kawasaki. A Síndrome Inflamatória Multissistêmica em Crianças causa febre persistente, aumento de marcadores inflamatórios e pode afetar a pele, coração, sangue, sistema neurológico e o trato gastrointestinal, geralmente precisando de internação em uma unidade de tratamento intensivo (UTI). Os sintomas da Síndrome Inflamatória Multissistêmica em Crianças podem aparecer semanas após a infecção pelo coronavírus, que pode inclusive não ter tido sintomas, de forma que os pais podem nem suspeitar que a criança ou adolescente teve a infecção. Apesar de existirem casos graves e até fatais de COVID-19 em crianças e adolescentes, a maioria dos casos da doença parece ser assintomática, leve ou moderada.

Referências: 

Dynamed. COVID-19 and pediatric patients. Informação atualizada em: 28 Mai. 2020. Disponível em: https://www.dynamed.com/. Acesso em: 10 Jun. 2020.

Up To Date. Coronavirus disease 2019: considerations in children. https://www.uptodate.com. Informação atualizada em: 22 Mai. 2020. Disponível em: Acesso em: 10 Jun. 2020.

Autor do resumo:
Jéssica Nara Targino Cavalcante

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Observação:
Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.