A acne é uma condição de pele muito comum caracterizada por comedões (cravos e pontos brancos) e pontos cheios de pus (pústulas).
***
A acne é uma condição de pele muito comum caracterizada por comedões (cravos e pontos brancos) e pontos cheios de pus (pústulas). Geralmente, começa na puberdade e varia em graus de alguns pontos no rosto, pescoço, costas e peito, que a maioria dos adolescentes terão em algum momento, para um problema mais significativo que pode causar cicatrizes e impacto na autoconfiança. Para a maioria das pessoas, tende a ser resolvido até o final da adolescência ou até os 20 anos, mas pode persistir por mais tempo em algumas pessoas. Ocorre ocasionalmente em crianças pequenas como cravos pretos ou pústulas nas bochechas ou no nariz. As glândulas sebáceas (produtoras de óleo) de pessoas que têm acne são particularmente sensíveis aos níveis de certos hormônios no sangue, o que pode levar a um excesso de produção de óleo. Ao mesmo tempo, as células mortas da pele podem obstruir os folículos. Estes dois efeitos resultam em uma acumulação de óleo, produzindo cravos (onde um ponto escurecido de óleo e pele morta é visível) e pústulas. A bactéria da acne (conhecida como Propionibacterium acnes) vive na pele de todos, geralmente não causando problemas, mas naqueles propensos à acne, a acumulação de óleo cria um ambiente ideal no qual essas bactérias podem se multiplicar. Isso desencadeia a inflamação e a formação de manchas vermelhas ou cheias de pus. Alguns tipos acne podem ser causados por medicação administrada para outras condições ou por certas injeções ou pílulas anticoncepcionais. Alguns comprimidos tomados contêm hormônios que provocam acne e outros problemas. A acne pode muito raramente ser causada por problemas com hormônios. A acne pode ser hereditária, mas a maioria dos casos é esporádica e ocorre por razões desconhecidas. A aparência típica da acne é uma mistura de: pele oleosa, cravos e pústulas brancas, manchas vermelhas, espinhas amarelas e cicatrizes de pus. Ocasionalmente, desenvolveram-se grandes manchas ou cistos que podem eventualmente estourar e descarregar os seus conteúdos ou podem se curar sem estourar. A pele afetada pode ficar quente, dolorosa e ser macia ao toque. Nem todos os pontos que aparecem na pele são acne. Assim, se houver algo incomum na erupção cutânea, pode ser aconselhável consultar o médico. A acne é facilmente reconhecida pela aparência das manchas e pela distribuição no rosto, no pescoço, no peito ou nas costas. No entanto, existem várias variedades de acne e o médico poderá dizer qual o tipo o paciente possui depois de examinar sua pele. O tipo mais comum é 'acne vulgaris'.
Referências:
DynaMed. Acne. Atualizada em junho de 2017. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/index.php . Acesso em: 25 de julho de 2017.Autor do resumo:
Claudio Vinicius de Assis Rondado
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão