A hérnia umbilical é um abaulamento na região do umbigo que se forma devido à passagem de parte do intestino por uma abertura nos músculos da parede abdominal.
***
A hérnia umbilical consiste em um abaulamento na região do umbigo, que se forma devido à passagem de parte do intestino por uma região de abertura dos músculos da parede abdominal. Essa abertura corresponde ao local de inserção do cordão umbilical, o qual tende a se fechar após o nascimento da criança com o crescimento e união dos músculos do abdome. Nos casos em que esse fechamento não ocorre adequadamente, persiste um orifício ou uma área de fraqueza por onde as alças intestinais podem passar, causando um abaulamento. A hérnia umbilical ocorre principalmente em crianças, mas pode ser observada também em adultos. Na infância, trata-se de uma condição comum. Afeta aproximadamente 1 em cada 10 crianças, sendo que em bebês prematuros a ocorrência é maior. Na maior parte dos casos, as hérnias são percebidas quando a criança chora ou tosse. Geralmente, não causam dor e podem desaparecer quando a criança está calma, ou quando se realiza a manobra de empurrar aquela parte protruída do intestino de volta para o interior da cavidade abdominal. Nos adultos, as hérnias umbilicais são menos comuns. Suas principais causas são: obesidade, múltiplas gestações, ascite (presença de líquido no abdome) e cirurgias realizadas no abdome. Uma pequena parte dos casos de hérnia umbilical pode se complicar com o encarceramento. A hérnia encarcerada consiste em uma parte do intestino que fica presa no orifício herniário sem conseguir retornar à cavidade abdominal, podendo sofrer necrose (morte das células) e infecções. Nessas situações, o paciente pode apresentar febre, dor na região da hérnia, vômitos e constipação intestinal. O encarceramento é uma complicação mais comum entre os adultos, que exige tratamento imediato. O diagnóstico das hérnias umbilicais é feito por meio do exame físico. Em alguns casos, podem ser solicitados exames complementares, como ultrassom e tomografia, para avaliação de possíveis complicações.
Referências:
Dynamed. Umbilical hernia in infants and children. Informação atualizada em 07 de junho de 2017. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 17 jun. 2017.
Dynamed. Umbilical hernia. Informação atualizada em 24 de abril de 2015. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 17 jun. 2017.
Autor do resumo:
Lenisa de Mello e Souza
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão