sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

O que é o transtorno de ansiedade social?


No transtorno de ansiedade social existe o medo ou a ansiedade de ser analisado, humilhado ou envergonhado em situações sociais ou profissionais.
*** 
O transtorno de ansiedade social é caracterizado por muito medo ou ansiedade de ser analisado, humilhado ou envergonhado em situações sociais, ou durante o desempenho de atividades profissionais, o que, geralmente, leva a pessoa a evitar essas situações. A causa do transtorno de ansiedade social não é conhecida, mas acredita-se que seja uma combinação de um comportamento inibido e de práticas de pais e mães que são superprotetores e julgadores. O transtorno de ansiedade social é mais comum em mulheres e o seu início é mais comum na adolescência ou no início da idade adulta. O transtorno de ansiedade social tem como fatores de risco: ser mulher, ser separado, divorciado ou viúvo, ter poucas condições socioeconômicas, ter doenças como asma, obesidade, diabetes, além de doenças cardiovasculares e ter passado por grandes estresses ou traumas na vida, como castigos físicos na infância, maus tratos ou abuso sexual. A pessoa com o transtorno de ansiedade social tem medo de que suas ações ou demonstrações de ansiedade façam com que ela seja julgada de forma negativa, ou que ela ofenda outras pessoas. No transtorno de ansiedade social, também existe o medo de ser o foco das atenções, como quando está sendo observado enquanto conversa, come ou se apresenta em frente a outras pessoas. Algumas pessoas com o transtorno de ansiedade social só vão apresentar os sintomas quando estão em situações que tenham que desempenhar algum papel, como se apresentar em frente a uma plateia. A pessoa com o transtorno de ansiedade social vai evitar as situações que lhe causam medo e ansiedade ou vai suportá-las com muita dificuldade. Outros sinais e sintomas que podem surgir em alguém com o transtorno de ansiedade social são ficar corada, suar, tremer, ficar enjoado, ter tonturas, medo de vomitar, medo de urinar ou defecar, medo de morrer, medo de perder o controle, dificuldade de manter contato visual, palpitações (batedeiras no peito), dores no peito, dificuldade de respirar e outros. As pessoas com o transtorno de ansiedade social também costumam ter outros transtornos de ansiedade, assim como outras doenças psiquiátricas. O transtorno de ansiedade social pode ser suspeitado quando uma pessoa tem medo ou ansiedade intensos em certas situações, causando estresse e prejuízos importantes, geralmente presente por 6 meses ou mais. Para o diagnóstico do transtorno de ansiedade social, podem ser feitos exames que descartem outras causas para a ansiedade ou que diagnostiquem doenças que também estejam presentes na pessoa com o transtorno de ansiedade social, como o abuso de álcool e outras drogas, doenças de tireoide, doenças do coração e asma.

Referências: 
Dynamed. Social anxiety disorder. Informação atualizada em: set. 2018. Disponível em: http://dynamed.com/. Acesso em: 16 fev. 2020.

Autor do resumo:
Jéssica Nara Targino Cavalcante

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão



Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.