Os fungos crescem em lugares quentes e úmidos, como nas unhas de quem passa o dia com sapato fechado e sua muito. O diabetes mellitus pode facilitar a infecção.
***
Onicomicose é a infecção das unhas por fungos. Mais da metade das pessoas que apresentam alterações nas unhas provavelmente possuem onicomicose. Existem vários tipos diferentes de fungos que podem infectar as unhas. O tipo mais comum de fungos causadores de onicomicose são os dermatófitos, que podem também infectar a pele. O dermatófito causador de onicomicose mais comum é o Trichophyton rubrum, responsável também por infecções na pele do pé, conhecidas como “pé de atleta”. Outro tipo de fungo são as leveduras, sendo o principal representando a Candida albicans que pode causar infecções também na vagina e boca. A infecção das unhas ocorre principalmente em adultos (mas também pode afetar as crianças). A onicomicose acontece principalmente nas unhas do pé. Normalmente, a infecção começa no dedão do pé e, em seguida, pode afetar as demais unhas. Os fungos crescem principalmente em lugares quentes e úmidos. Pessoas que nadam ou cujos pés suam muito (passam o dia correndo com meias e sapatos fechados) podem ter maior chance de contrair a infecção fúngica das unhas. A onicomicose é adquirida por meio do contato da unha da pessoa com fungos do ambiente e de objetos (como alicates de unha) ou por disseminação de infecção fúngica da pele (como o pé de atleta). As unhas infectadas podem engrossar, mudar de forma, sofrer alteração de coloração (ficando brancas, amarelas ou escuras), quebrar facilmente ou doer. Pacientes com diabetes mellitus possuem maior chance de apresentar onicomicose. Além disso, em pessoas com diabetes mellitus, ou que apresentam algum problema no sistema imune (sistema que combate as infecções), a onicomicose pode aumentar a chance de contrair outras infecções mais graves, podendo causar sérios problemas para o paciente. O médico pode conseguir fazer o diagnóstico de onicomicose apenas conversando com o paciente e examinando suas unhas. Outras doenças podem parecer com a onicomicose, como a psoríase ungueal (doença autoimune, podendo causar alterações também na pele e nas articulações), alterações ungueais traumáticas (machucados nas unhas) e onicogrifose (ocorre principalmente em idosos que não cuidam das unhas e usam sapatos inadequados). Para confirmar o diagnóstico de onicomicose, pode-se ainda retirar uma pequena amostra (pedaço) da unha para ser analisada em busca do fungo. Os testes diagnósticos podem ajudar a identificar qual fungo exatamente está causando a infecção, podendo orientar o médico para a escolha do melhor tratamento.
Referências:
Uptodate. Goldstein, Adam O; Bhatia, Neal. Onychomycosis: epidemiology, clinical features, and diagnosis. Informação atualizada em: 30 abr. 2019. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/. Acesso em: 29 dez. 2020.
Uptodate. Patient education: fungal nail infections. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/. Acesso em: 26 dez. 2020.
Autor do resumo:
Gustavo José Miranda da Cunha
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão