A cor dos olhos resulta da quantidade de melanina sobre a íris, que é a parte colorida dos olhos. Variações na melanina resultam em olhos com cores diferentes.
***
A cor dos olhos é o resultado da quantidade de melanina (pigmento que dá cor) sobre a íris, que é a parte colorida dos olhos. Os olhos azuis apresentam pequena concentração de melanina, enquanto os olhos castanhos apresentam uma maior concentração de melanina. A diferença na cor dos olhos é causada por variações na concentração e distribuição da melanina e é chamada de heterocromia. A maioria dos casos de heterocromia está presente desde o nascimento (heterocromia congênita), possuindo uma causa genética, mas também pode ocorrer esporadicamente em pessoas sem histórico familiar. Muitas vezes, há também mudanças na cor dos olhos durante o desenvolvimento: o bebê nasce com os olhos azuis que escurecem, ao longo do tempo, devido ao desenvolvimento da melanina. Há casos de heterocromia que não são genéticos e podem ocorrer ao longo da vida, sendo chamada de heterocromia adquirida. Os casos de heterocromia normalmente ocorrem sem a presença de qualquer outro sintoma. Porém, alguns casos de heterocromia congênita estão relacionados a algumas doenças e síndromes, como a Síndrome de Bloch-Sulzberger, a Síndrome de Sturge-Weber e a Síndrome de Horner. A heterocromia adquirida pode ter como causa a diabetes, a cirurgia ocular, o glaucoma, entre outros. Há 3 tipos de heterocromia: um olho apresenta cor totalmente diferente do outro olho (heterocromia completa); um mesmo olho apresenta duas cores diferentes, em forma de um círculo interno e um círculo externo envolta da pupila (bola preta do olho), sendo que o círculo interno pode apresentar riscos de diferentes cores (heterocromia central); ou uma parte da íris de um olho apresentar uma cor diferente (heterocromia setorial). O diagnóstico de heterocromia pode ser feito apenas olhando para os olhos do paciente, porém, outros testes, como exame de sangue e de cromossomos (material genético), podem ser solicitados para pesquisar a causa da heterocromia. Apesar de haver muitas possíveis causas para a heterocromia, a maioria dos casos não se relaciona a nenhuma doença. O tratamento de heterocromia resume-se a tratar a doença causadora, mas, caso a heterocromia não possua uma doença causadora, nenhum tratamento é necessário, visto que a heterocromia não atrapalha a visão e não leva a nenhuma complicação.
Referências:
Leonard, Jayne. Central heterochromia: two different eye colors: causes and types. Medical News Today. atualizado em 12 de setembro de 2017. Web. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/319389.php>. Acesso em: 26 fev. 2019.
Autor do resumo:
Gustavo José Miranda da Cunha
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão