Nas crianças, a maioria das hérnias umbilicais se fecham sem necessidade de tratamento. Nos adultos, geralmente, é realizado o fechamento cirúrgico.
***
Em crianças, a maior parte dos casos de hérnia umbilical não necessita de tratamento, pois se fecham espontaneamente conforme a criança vai crescendo. Dessa forma, deve-se apenas realizar o acompanhamento médico para observação. Entretanto, existem situações em que é necessário realizar o tratamento cirúrgico das hérnias umbilicais. Os principais casos são as hérnias encarceradas, as hérnias consideradas grandes ou muito dolorosas e também aquelas que não se fecham até os 3 ou 4 anos de idade. Nos adultos, geralmente recomenda-se o tratamento cirúrgico das hérnias umbilicais, a fim de prevenir complicações, como a hérnia encarcerada.
Referências:
Dynamed. Umbilical hernia in infants and children. Informação atualizada em 07 de junho de 2017. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 17 de junho de 2017.
Dynamed. Umbilical hernia. Informação atualizada em 24 de abril de 2015. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 17 de junho de 2017.
Autor do resumo:
Lenisa de Mello e SouzaRevisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão