O tratamento do transtorno de ansiedade social varia de acordo com a gravidade dos sintomas, podendo incluir a psicoterapia e uso de medicamentos, mediante prescrição médica.
***
O tratamento para o transtorno de ansiedade social depende da gravidade dos sintomas, podendo incluir a psicoterapia, remédios ou ambos. O tratamento do transtorno de ansiedade social com ansiedade leve, pode ser feito com psicoterapia. Para o tratamento do transtorno de ansiedade social com ansiedade moderada, podem ser usados remédios ou pode ser feita a psicoterapia. Para o tratamento do transtorno de ansiedade social com ansiedade grave ou resistente ao tratamento, pode ser feita a combinação de psicoterapia com remédios. A abordagem de psicoterapia que mais tem evidências de bom funcionamento tanto em crianças quanto em adultos é a terapia cognitivo comportamental, empregada por psicólogos e médicos psiquiatras. No tratamento do transtorno de ansiedade social com a terapia cognitivo comportamental, o paciente é encorajado a encarar seus medos, além de ser feita a exposição do paciente ao que lhe causa medo e ansiedade, para acabar com esses sentimentos. Os remédios usados no tratamento do transtorno de ansiedade social são os antidepressivos do tipo inibidores seletivos da receptação de serotonina ou os inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina. Exemplos de remédios usados no tratamento do transtorno de ansiedade social são escitalopram, fluvoxamina, paroxetina, sertralina, venlafaxina e pregabalina. Outras opções de medicamentos usados no tratamento do transtorno de ansiedade social, porém menos recomendados, são os benzodiazepínicos como alprazolam, bromazepam e clonazepam e outros antidepressivos como o citalopram, a fenelzina e a gabapentina. No tratamento do transtorno de ansiedade social com remédios, o alívio dos sintomas pode demorar de duas até oito semanas, e a resposta completa do tratamento pode demorar doze semanas ou mais. O tratamento do transtorno de ansiedade social com remédios pode ser feito por nove a doze meses, mas após parar os remédios, 4 em cada 10 pacientes vão ter retorno dos sintomas e alguns pacientes poderão precisar de tratamento por mais tempo. É importante destacar que toda medicação demanda a prescrição médica. Logo, a consulta médica é necessária.
Referências:
Dynamed. Social anxiety disorder. Informação atualizada em: set. 2018. Disponível em: http://dynamed.com/. Acesso em: 16 fev. 2020.
Autor do resumo:
Jéssica Nara Targino Cavalcante
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão