Geralmente, as infecções urinárias em crianças são tratadas com antibióticos, conforme indicação médica, e a maioria melhora entre 24 a 48 horas de tratamento.
***
A maioria das infecções do trato urinário em crianças melhora dentro de 24 a 48 horas de tratamento com antibióticos, conforme indicação médica, e não causará problemas a longo prazo. Em muitos casos, o tratamento demanda que o paciente tome comprimidos de antibióticos em casa. Por precaução, bebês com menos de três meses de idade e crianças com sintomas mais graves podem ser internados no hospital por alguns dias para receber antibióticos diretamente na veia (antibióticos intravenosos). Não é possível prevenir todas as infecções do trato urinário da infância, mas há algumas coisas que o paciente ou seu cuidador podem fazer para reduzir o risco de ter uma infecção. Se possível, amamentar exclusivamente o bebê nos primeiros seis meses de vida, a fim de ajudar a melhorar o sistema imunológico do bebê. Incentivar as meninas a se limpar da frente para trás para minimizar as chances das bactérias entrarem na uretra. O paciente deve ser hidratado, ou seja, ser incentivado a beber água constantemente e deve ir ao banheiro regularmente, pois "segurar" a urina pode tornar mais fácil a bactéria infectar o trato urinário. Deve-se evitar o uso de nylon e outros tipos de tecidos sintéticos, pois podem ajudar a promover o crescimento de bactérias. Deve-se optar por roupas íntimas de algodão. Um pequeno número de crianças tem infecção do trato urinário mais que uma vez. Informe sempre o médico sobre quaisquer sintomas anteriores para que um diagnóstico possa ser confirmado e o tratamento possa começar. Se o paciente tiver um problema que aumente o risco de infecção do trato urinário, como válvulas defeituosas que permitem que a urina flua de maneira errada, podem ser prescritos antibióticos de baixa dose como medida de longo prazo para prevenir novas infecções.
Referências:
AccessMedicine. Urinary tract infection (UTI) in children. Atualizada em julho de 2017. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 30 de novembro de 2017.
Autor do resumo:
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão