quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

O médico prescreveu Ivermectina para COVID-19. Devo tomar?

Caso o médico tenha prescrito Ivermectina para o tratamento da COVID-19, o paciente pode buscar uma segunda opinião médica para a discussão da prescrição realizada.
*** 
A Ivermectina foi proposta como tratamento da COVID-19 com base na sua atividade in vitro (no laboratório, fora do corpo humano) contra o SARS-CoV-2 (coronavírus causador da COVID-19). Porém, a concentração da droga usada in vitro é muito maior do que a concentração da droga alcançada in vivo (dentro do corpo humano), com a utilização das dosagens seguras da droga. Em um estudo, foi visto que os pacientes que tomaram Ivermectina morreram menos do que aqueles que não tomaram, porém, os pacientes que tomaram Ivermectina também tomaram mais frequentemente corticosteroides, dificultando saber se a Ivermectina tem realmente algum benefício ou se a redução na mortalidade foi devido a outros fatores (como utilização dos corticosteroides). Há vários estudos clínicos com Ivermectina em andamento, porém, no momento ainda não há resultados de estudos confiáveis sobre o assunto. O laboratório farmacêutico Merck (também conhecido como MSD), fabricante da Ivermectina, realizou um comunicado afirmando que não há evidências que mostram eficácia da Ivermectina contra o SARS-CoV-2, desaconselhando a sua prescrição para COVID-19. Além disso, a própria empresa ainda informou sobre a preocupação com a falta de dados sobre a segurança da utilização da Ivermectina contra a COVID-19, ou seja, sobre a possibilidade de a droga trazer mais problemas ao paciente. Portanto, enquanto não houver evidências que a Ivermectina realmente tenha benefício contra a COVID-19, sua utilização não deve ser realizada fora de estudos clínicos, visto o perigo de não trazer benefícios e ainda causar prejuízos à sua saúde do paciente. Portanto, caso o médico tenha prescrito Ivermectina para o tratamento da COVID-19, o paciente pode buscar uma segunda opinião médica para a discussão da prescrição realizada.

Referências: 
UpToDate. Kim, Arthur Y; Gandhi, Rajesh T. Coronavirus disease 2019: management in hospitalized adults. Informação atualizada em: 25 jan. 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/coronavirus-disease-2019-covid-19-management-in-hospitalized-adults. Acesso em: 5 fev. 2021.

MERK. Merck Statement on Ivermectin use during the COVID-19 pandemic. MERK, 4 fev. 2021. Disponível em: https://www.merck.com/news/merck-statement-on-ivermectin-use-during-the-covid-19-pandemic/. Acesso em: 5 fev. 2021.

Autor do resumo:
Gustavo José Miranda da Cunha

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Observação:
Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.