A hiperidrose é a produção excessiva de suor que pode afetar a qualidade de vida de homens e mulheres em qualquer idade.
***
A hiperidrose é uma condição em que existe produção excessiva de suor, podendo afetar a qualidade de vida de quem a possui. A hiperidrose afeta igualmente homens e mulheres. A hiperidrose pode surgir em qualquer idade, mas é menos comum em idosos. Um fator de risco para a hiperidrose é a história familiar, que significa ter alguém na família com hiperidrose. Quanto à causa, a hiperidrose pode ser primária/idiopática, quando não tem uma causa conhecida ou pode ser secundária, quando acontece devido a outras condições de saúde. A hiperidrose primária, apesar de não ter causa conhecida, pode ser associada com ansiedade, estresse, calor, exercícios físicos, uso de tabaco, álcool e temperos picantes. A hiperidrose secundária pode ser causada por doenças como o alcoolismo, a doença pulmonar crônica, a doença de Parkinson, o hipertireoidismo, o hipotireoidismo, a diabetes mellitus, a tuberculose, o linfoma, a leucemia, a insuficiência cardíaca, os transtornos de ansiedade e várias outras doenças. A hiperidrose secundária também pode ser causada por uso de remédios como antidepressivos, hipoglicêmicos (que diminuem o açúcar no sangue, como a insulina), dentre outros. Outras causas de hiperidrose secundária são as fisiológicas, ou seja, acontecem no funcionamento normal do corpo, como durante a gravidez e na menopausa. Quanto ao local do corpo afetado, a hiperidrose pode ser focal, quando afeta apenas parte do corpo ou generalizada, quando afeta todo o corpo. A hiperidrose focal mais comum em crianças é a hiperidrose palmo-plantar, que afeta as palmas das mãos e plantas dos pés. Outros tipos de hiperidrose focal são a hiperidrose axilar, que é mais comum depois da puberdade e a hiperidrose craniofacial, que também pode ser conhecida como hiperidrose gustativa e ocorre no rosto. A hiperidrose focal geralmente é primária. Algumas características que podem existir na hiperidrose focal são a simetria (afeta a mesma região dos lados esquerdo e direito do corpo), a história familiar, a ausência de suor durante o sono e o surgimento antes dos 25 anos de idade, mas nem todas essas características precisam estar presentes em um caso de hiperidrose focal. A hiperidrose generalizada geralmente é secundária. Caso alguém tenha hiperidrose generalizada, pode ser necessária uma investigação, como realizar exames de sangue e urina, para saber se existe alguma condição de saúde que explique a sua causa. A hiperidrose tem como complicações o constrangimento social, interferindo na intimidade, participação em atividades esportivas e no trabalho. A hiperidrose também pode ter como complicações as infecções e as macerações na pele das regiões do corpo com suor excessivo.
Referências:
Dynamed. Hyperhidrosis. Informação atualizada em agosto de 2019. Disponível em: https://www.dynamed.com. Acesso em: 9 nov. 2019
Autor do resumo:
Jéssica Nara Targino Cavalcante
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão