A presença de líquido escorrendo pelas pernas ao final da gestação normalmente indica que a bolsa estourou. O aumento da urina ou secreção vaginal podem confundir a percepção da mulher grávida.
***
A presença de líquido escorrendo pelas pernas ao final da gestação normalmente indica que a bolsa estourou. Quando a bolsa estoura, geralmente jorra repentinamente um líquido claro e normalmente sem cheiro através da vagina, chegando a encharcar as roupas. No entanto, em alguns casos, pode haver apenas pequenas quantidades de fluído de forma contínua ou intermitente (para e volta) ou ainda uma sensação de maior umidade na vagina. Sempre que suspeitar que a bolsa possa ter rompido, recomenda-se que a gestante procure uma avaliação médica. Durante a consulta médica, o médico irá inserir um espéculo na vagina da paciente, que é um instrumento que serve para abrir a vagina e permitir que o médico observe o colo do útero da paciente. Durante o exame, se o médico verificar a presença de líquido escorrendo através do colo do útero da paciente indica que a bolsa realmente rompeu. Caso o médico fique em dúvida, pode ser realizado um ultrassom, onde normalmente é visto uma quantidade de volume de líquido amniótico reduzido. O médico pode ainda coletar o fluido vaginal para realizar alguns exames para descobrir se realmente é de líquido amniótico ou se é somente secreção vaginal. Outras possibilidades para a presença de umidade na região íntima são a incontinência urinária, corrimento vaginal excessivo (tanto normal quanto relacionado à infecção) e transpiração. Quando for urina, há um cheiro característico de xixi e a saída de líquido normalmente acaba após a bexiga ser esvaziada. Quando for corrimento vaginal, o líquido normalmente é mais espesso (grosso) e não aquoso (como o líquido amniótico e a urina). Quando for transpiração, há uma sensação de umidade na região íntima, mas dentro da vagina não há acúmulo de líquido.
Referências:
UpToDate. Preterm prelabor rupture of membranes: clinical manifestations and diagnosis. Informação atualizada em 22 de maio de 2022. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 26 mai. 2022.UpToDate. Patient education: preterm prelabor rupture of membranes. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 26 mai. 2022.
Autor do resumo:
Aluno Gustavo José Miranda da Cunha
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.