quarta-feira, 27 de julho de 2022

A sertralina cura a depressão?

A sertralina é um medicamento utilizado no tratamento da depressão e demonstra boa eficácia para evitar a recorrência de episódios depressivos.
*** 
A depressão é um distúrbio recorrente, debilitante e necessita de acompanhamento médico e psicológico. Entre as pessoas que já tiveram um episódio depressivo, 3 em cada 4 terão um novo episódio em cerca de 5 anos se não houver tratamento. Diversos medicamentos foram desenvolvidos e chegou-se à conclusão de que unir o tratamento medicamentoso ao acompanhamento psicoterápico, feito com psicólogo, é mais eficaz do que cada um desses meios de tratamento usados sozinho. A sertralina faz parte da classe de inibidores seletivos da recaptação de serotonina, juntamente à: citalopram, escitalopram, fluoxetina, fluvoxamina e paroxetina. Esses medicamentos fazem parte da primeira linha usada nos tratamentos por causa da eficácia, tolerabilidade, mais resistentes à overdose e potência para tratar ansiedade, um dos sintomas da depressão. Eles podem começar a atuar no organismo a partir de duas semanas de uso contínuo e regrado, seguindo as recomendações do médico responsável pela prescrição. O tempo para surgimento de efeitos irá depender, também, do grau da depressão e de outras comorbidades. Vale ressaltar que a sertralina é a única medicação da classe que tem o efeito potencializado se for ingerido com alimentação. Para o tratamento da depressão, vários fatores são considerados na hora de escolher a medicação, são eles: segurança, possíveis efeitos colaterais, especificidade dos sintomas depressivos, comorbidades, quais medicações estão sendo usadas e potencial de interações entre remédios, preferência do paciente, custo da medicação e disponibilidade, resposta do paciente em episódios anteriores de depressão e história de familiares de primeiro grau à medicação em uso. Diante disso, ao seguir as recomendações do médico no uso da sertralina, junto à psicoterapia, há uma menor chance de recorrência de episódios depressivos.

Referências: 
UptoDate. Depression in adults: beyond the basics. Informação atualizada em março de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com. Acesso em: 25 jul. 2022.

UptoDate. Selective serotonin reuptake inhibitors: pharmacology, administration, and side effects. Informação atualizada em abril de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com. Acesso em: 25 jul. 2022.

UptoDate. Unipolar major depression in adults: choosing initial treatment. Informação atualizada em abril de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com. Acesso em: 25 jul. 2022.

Autor do resumo:
Aluno Olga Carvalho Gomes da Costa
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.