quarta-feira, 20 de julho de 2022

O que é a atenção primária à saúde?

A atenção primária à saúde (APS) é a responsável pela resolução da maioria dos problemas de saúde da população, sendo desenvolvida, principalmente, nas unidades básicas de saúde (UBS) e unidades de saúde da família (USF), conhecidas também como “postos de saúde” ou “postinhos”.
*** 
A atenção primária à saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações focadas na saúde das pessoas, famílias e sociedade, incluindo a promoção em saúde, a prevenção de doenças, o diagnóstico e tratamento das condições de saúde. A atenção primária à saúde tem como objetivo promover uma atenção global à saúde das pessoas promovendo qualidade de vida e saúde para a comunidade. A atenção primária à saúde é a principal porta de entrada do SUS, ou seja, geralmente, é o primeiro local que as pessoas devem procurar quando precisam de serviços em saúde. Há diversas estratégias governamentais relacionadas à atenção primária à saúde, sendo uma das principais a estratégia de saúde da família (ESF) que oferece consultas, exames, vacinas, radiografias e outros procedimentos à população nas unidades de saúde da família (USF). Outra forma de atuação da atenção primária à saúde é por atendimentos prestados nas unidades básicas de saúde (UBS), que muitas vezes, são conhecidas pelo nome de “posto de saúde” ou “postinho”. As unidades de saúde da atenção primária são as mais próximas da vida da população e objetivam oferecer serviços em saúde ao longo de toda a vida da pessoa. Para tanto, as unidades de atenção primária devem ser de fácil acesso e disponíveis para a população que depende dela. Quando a pessoa possui dificuldade em ir até a unidade de saúde, as equipes de atenção primária podem oferecer visitas à casa da família para o atendimento em saúde. Quando o paciente precisa de um acompanhamento mais especializado, como exames e tratamentos mais sofisticados, a atenção primária encaminha o paciente para atendimentos em saúde mais especializados, em nível de atenção secundária ou terciária em saúde. A atenção primária é ainda responsável por administrar a oferta de serviços de saúde ao paciente por toda a rede de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo a atenção secundária e terciária.

Referências: 
Brasil. Ministério da Saúde. O que é atenção primária? Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/smp/smpoquee. Acesso em: 9 jul. 2022.

Brasil. Ministério da Saúde. Estratégia saúde da família (ESF). Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/ape/esf/. Acesso em: 9 jul. 2022.

Shimazaki, M. E. (Org.). A atenção primária à saúde. In: Minas Gerais. Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais. Implantação do Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde. Oficina 2 e 3. Análise da atenção primária à saúde e diagnóstico local. Guia do tutor/facilitador. Belo Horizonte: Oficina 1 – Análise da atenção primária à saúde. Guia do participante. Belo Horizonte: ESPMG, 2009. P. 10-16.

Autor do resumo:
Aluno Gustavo José Miranda da Cunha
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.