sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

O que são a atenção secundária e a atenção terciária em saúde?

A atenção secundária e a terciária em saúde são formadas por serviços em saúde especializados que demandam equipamentos e recursos mais complexos do que os encontrados na atenção primária.

*** 
A atenção secundária e a atenção terciária são formadas por serviços em saúde especializados em nível ambulatorial (como consultas médicas) e hospitalar (como internação). A atenção secundária utiliza recursos diagnósticos e terapêuticos de média complexidade, ou seja, possui equipamentos e recursos mais complexos do que a atenção primária e menos complexos do que a atenção terciária. A atenção secundária inclui serviços especializados que envolvem atendimentos em áreas como ortopedia (médico responsável pelos ossos, músculos, ligamentos e articulações), cardiologia (médico do coração), neurologia (médico responsável pelo sistema nervoso, como o cérebro e nervos) e oftalmologia (médico dos olhos). Exames como ecocardiograma (exame para ver o coração) e endoscopia (exame para ver o trato digestivo através de uma câmera inserida através da boca ou ânus) podem ser realizados na atenção secundária. A atenção secundária contempla ainda atendimentos de urgência e emergência (situações em que o paciente precisa de atendimento rápido, muitas vezes com risco de vida), como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU - 192). Situações como febre alta (acima de 39ºC), fraturas, cortes com pouco sangramento, dor intensa, crises convulsivas e vômitos constantes podem ser tratados na atenção secundária. Pacientes que precisam de um atendimento mais complexo e especializado são transferidos para a atenção terciária. A atenção terciária refere-se a um conjunto de terapias e procedimentos de elevada especialização, englobando procedimentos de alta tecnologia e/ou elevado custo. A atenção terciária inclui hospitais de grande porte, hospitais universitários e Santas Casas. A atenção terciária conta com leitos de unidade de terapia intensiva (local para pacientes graves, que precisam ser monitorizados e acompanhados de perto) e centros cirúrgicos grandes e complexos. A atenção terciária fica responsável pelos procedimentos e tratamentos que demandam maior tecnologia e preço elevado. Alguns exemplos de procedimentos realizados na atenção terciária são tratamento de câncer (como quimioterapia e radioterapia), transplante de órgãos, neurocirurgia e cirurgias bariátricas (para casos de obesidade importante).

Referências: 
REDAÇÃO HYGIA. Entenda quais são os níveis de atenção à saúde do SUS. Hygia blog, 30 nov. 2018. Disponível em: https://blog.hygia.com.br/niveis-de-atencao-a-saude/. Acesso em: 5 set. 2022.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), 24 nov. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/u/unidade-de-pronto-atendimento-upa-24h-1. Acesso em: 25 ago. 2022.

Autor do resumo:
Aluno Gustavo José Miranda da Cunha
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.