Caso haja indicação médica, os níveis de açúcar no sangue podem ser medidos por um glicosímetro. Essa medição é importante para monitorar o tratamento e qualidade de vida de pessoas com diabetes.
***
O objetivo principal do tratamento para diabetes é manter os níveis de glicose sanguíneos dentro do controle. Esse objetivo pode ser alcançado com mudanças no estilo de vida, medicamentos, dieta e auto cuidados. Assim, monitorar os níveis de glicose no seu sangue quando se tem diabetes é uma das melhores formas de saber se o tratamento está funcionando ou se o açúcar sanguíneo está muito alto ou baixo. Se os níveis de glicose são frequentemente medidos, é possível tratar mudanças (como alta ou baixa quantidade de glicose no sangue) sem que se tornem emergências. Um exemplo de aparelho que pode ser usado para medir a glicose em casa de forma prática é o glicosímetro. Quando se mede, alguns fatores do dia a dia podem alterar os níveis de glicose encontrado, como a quantidade de atividade física, o que se come naquele dia, estresse, medicações diferentes, doenças e viagens. Além disso, muitas vezes a equipe de saúde pode pedir para que a pessoa anote quando mediu os níveis de glicose e quais os resultados. Nesses casos, é importante citar a data, o resultado, as doses de medicações que foram usadas no dia e se houve algo de diferente. A quantidade de vezes que você deve medir depende do tipo de diabetes, do tratamento e de mudanças no cotidiano. O médico especializado é o mais recomendado para recomendar ao paciente qual a quantidade mais apropriada de vezes e quando se deve medir os níveis de glicose. Em termos mais práticos, a faixa normal de glicose em jejum para não diabéticos varia entre 70 a 99 mg/dl. Após a alimentação esse valor pode aumentar, chegando a 140 mg/dl. Em pessoas com diabetes, os valores em jejum podem variar entre 80 a 130 mg/dl e, após a alimentação, chegar perto dos 180 mg/dl. É importante alertar que os valores de referência podem mudar de acordo com a idade, a forma da doença e o tratamento feito. Dessa maneira, é importante perguntar para a equipe de saúde quais os valores de referência esperados para cada caso.
Referências:
UpToDate. Patient education: blood glucose monitoring in diabetes (Beyond the Basics). Informação atualizada em Maio de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 09 jan. 2022.UpToDate. Patient education: checking your child's blood sugar level (The Basics). Informação atualizada em Janeiro de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 09 jan. 2022.
UpToDate. Lab interpretation: high glucose in adults. Informação atualizada em Junho de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 10 jan. 2022.
Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.