A dislexia é tratada com uma educação especial por professores, psicólogos e médicos pediatras. Quanto antes a criança começar o tratamento, melhores são os resultados e qualidade de vida.
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A dislexia é tratada com uma educação especial. Os professores, quando trabalham com crianças disléxicas, precisam focar mais em ensinar o nome e o som das letras, quais os sons das diferentes partes de palavras, como quebrar palavras em partes diferentes (sílabas) e como juntar letras para formar as palavras. É importante dizer que quanto antes a criança for diagnosticada e começar o tratamento para dislexia mais ela aprenderá na escola e terá uma melhor qualidade de vida. As pessoas com dislexia podem precisar de ajuda pela vida toda. Assim, o tratamento pode mudar dependendo da idade. Em crianças mais novas, é importante estimular a leitura, o entendimento fonológico e aumentar o vocabulário. Para os mais velhos, a melhora da qualidade de vida envolve acomodações da realidade, por exemplo, ter mais tempo para ler e fazer provas, poder gravar as aulas na escola, receber a ajuda de tutores, poder fazer provas em locais separados e mais quietos. O trabalho de desenvolver melhor essas habilidades envolve professores, psicólogos e pediatras infantis. A escola deve oferecer suporte e educação para crianças disléxicas, mas também é importante ir sempre na unidade de saúde da família do bairro. Para os pais de crianças disléxicas, algumas atitudes podem ajudar a tratar e melhorar a qualidade de vida e podem ser feitas em casa. Por exemplo, passar tempo lendo em voz alta com o filho e estimular a leitura são recomendados. É importante sempre lembrar que se a criança com dislexia está tendo problemas na escola, não significa dizer que ela é preguiçosa. Na verdade, seu cérebro tem diferenças que fazem com que tenha dificuldade de ler. Com o tratamento certo e continuo, a qualidade de vida dela pode melhorar bastante.
Referências:
UpToDate. Patient education: dyslexia. Informação atualizada em novembro de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 11 dez. 2022.UpToDate. Reading difficulty in children: interventions. Informação atualizada em agosto de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 11 dez. 2022.
Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Observação:
Informações não substituem consultas e exames realizados por profissionais da saúde. Antes de usar esta informação, converse com o profissional que lhe assiste.