Dislexia é uma condição que faz com que a pessoa tenha dificuldade em aprender a ler. Não é relacionada à inteligência e os sinais são diferentes dependendo da idade.
***
Dislexia é uma condição que faz com que a criança tenha dificuldade em aprender a ler, dificuldade em reconhecer e decodificar palavras e escrita prejudicada. A dislexia não é relacionada com a criança ser inteligente ou não, pois crianças com a condição podem ser tão inteligentes, ou até mais, que crianças da mesma idade. O que acontece é que o cérebro de disléxicos têm algumas mudanças que afetam o jeito que eles processam as palavras escritas, fazendo com que tenham dificuldade em entender componentes fonológicos, como a conexão entre letras, ou grupo de letras, e sons. Os sinais de dislexia são diferentes para crianças de diferentes idades. Por exemplo, crianças na pré-escola apresentam dificuldades em: aprender rimas; jogar jogos de rimas; pronunciar palavras, muitas vezes confundindo palavras que têm o mesmo som; aprender e lembrar das letras. Crianças com dislexia na primeira série podem ter problemas ao lembrar das letras e têm dificuldade em ler e soletrar. Já nos anos mais avançados da escola, as crianças podem ter problemas em soletrar e ler em voz alta; leem muito lentamente e confundem as palavras; não são boas em nomear objetos, mas conseguem reconhecer e apontar objetos. No entanto, apesar das diferenças as crianças com dislexia são muitas vezes bem inteligentes, sendo curiosas e tendo boa imaginação. Com o passar do tempo, as crianças vão evitando ler, o que pode piorar ainda mais a condição, já que o problema de leitura causa problemas na escola e de aprendizagem. Por isso, é importante que as crianças com dislexia sejam tratadas e acompanhadas desde cedo. Para o diagnóstico, além da história clínica e exame físico, alguns testes, feitos por especialistas da área da saúde, podem ser necessários, como testes de leitura, concentração e psicoeducacionais. Além disso, é importante a procura de equipe de saúde já que outras condições também podem causar problemas de leitura, como problemas auditivos, visuais, questões psicossociais e ambientais, dificuldades cognitivas e doenças emocionais, como depressão e ansiedade.
Referências:
UpToDate. Patient education: dyslexia. Informação atualizada em novembro de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 10 dez. 2022.UpToDate. Reading difficulty in children: clinical features and evaluation. Informação atualizada em maio de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 10 dez. 2022.
UpToDate. Specific learning disabilities in children: cinical features. Informação atualizada em janeiro de 2019. Disponível em: hhttps://www.uptodate.com/. Acesso em: 10 dez. 2022.
Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Observação:
Informações não substituem consultas e exames realizados por profissionais da saúde. Antes de usar esta informação, converse com o profissional que lhe assiste.