sexta-feira, 8 de março de 2024

Como tratar a dengue?


O tratamento da dengue envolve repouso, hidratação intensa e controle da febre ou dor. Casos mais graves podem precisar de internação em hospital.
*** 
O diagnóstico de dengue é feito principalmente a partir dos sintomas típicos. Exames de sangue e exames específicos também podem ser necessários, dependendo da região em que a pessoa mora ou da característica dos sintomas. Não existe um tratamento medicamentoso específico para eliminar os vírus que causam a dengue. Assim, o importante é controlar os sintomas e analisar cuidadosamente a evolução da infecção, observando sinais de gravidade ou melhora. O médico pode recomendar que o tratamento seja feito em casa, principalmente, com repouso, hidratação intensa (bebendo bastante líquidos) e uso do paracetamol para melhorar dores e febre. É muito importante se atentar que medicamentos como aspirina ou antiinflamatórios, como o ibuprofeno, não devem ser usados em caso de suspeita de dengue, pois podem aumentar o risco de sangramentos, piorando o estado do paciente. Além disso, grávidas, recém-nascidos, idosos, obesos, pessoas com diabetes, ou falência de rins, ou com doenças relacionadas ao sangue precisam de uma atenção especial, devendo procurar a equipe de saúde em caso de suspeita de dengue. De igual modo, qualquer pessoa deve procurar, rapidamente, assistência em saúde se estiver com dor abdominal intensa, vômitos que não passam, manchas vermelhas na pele, irritabilidade, tontura, dificuldade para respirar ou vomitando sangue. No hospital, nos casos mais graves de dengue, além de um monitoramento contínuo dos sintomas e sinais vitais (tais como pressão arterial, saturação de oxigênio no sangue e temperatura), a equipe de saúde pode utilizar tratamentos mais intensivos, como transfusão de sangue ou hidratação por meio de veias.

Referências: 
UpToDate. Patient education: dengue fever. Informação atualizada em março de 2024. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 03 mar. 2023.

UpToDate. Dengue virus infection: prevention and treatment. Informação atualizada em julho de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 03 mar. 2023.


Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato 
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.