Migrânea ou enxaqueca é uma dor de cabeça pulsátil, de intensidade moderada a forte, que acomete um dos lados do cérebro e piora com atividade física. Geralmente, dura de 4 a 72 horas.
***
A migrânea, ou também chamada de enxaqueca, é um tipo de dor de cabeça de intensidade moderada a forte, pulsátil, que acomete um dos lados do cérebro, podendo piorar com atividade física e que dura em torno de 4 a 72 horas. É, também, acompanhada de náuseas, vômitos ou foto e fonofobia (escutar sons ou luzes pioram a dor de cabeça). Em muitas pessoas, de 24 a 48 horas antes de uma crise de enxaqueca, podem aparecer sintomas conhecidos como pródromos, que envolvem sensação de euforia ou depressão, irritabilidade, desejos de comida e constipação, indicando que a dor de cabeça está por vir. Algumas pessoas com migrânea experienciam, antes da dor de cabeça, mudanças na visão, como luzes piscando, pontos brilhantes, linhas em zigue zague, que são conhecidas como aura. Os sintomas de aura tipicamente duram entre 20 a 60 minutos e a dor de cabeça ocorre geralmente logo após o fim da aura. Acredita-se que a migrânea tenha causa multifatorial, envolvendo componentes genéticos e ambientais. O seu mecanismo de existência pode vir de uma disfunção neuronal que aumenta a sensibilidade do sistema nervoso para estímulos dolorosos e não dolorosos, fazendo com que estímulos pequenos se tornem gatilhos para os episódios de enxaqueca. Algumas pessoas relatam que as crises de enxaqueca podem ser desencadeadas por: estresse; mudanças hormonais; pular refeições ou não comer adequadamente; mudanças na temperatura; problemas no sono, como dormir muito ou pouco; beber álcool; fumar ou estar perto de pessoas que fumam. O diagnóstico da migrânea é clínico e geralmente feito por um médico neurologista, levando em conta a história, exame físico e critérios diagnósticos. Na maioria dos pacientes, exames de imagem não são necessários. É importante a consulta com um médico neurologista para afastar outras causas de dor de cabeça e avaliar a gravidade do caso, propondo os melhores tratamentos.
Referências:
UpToDate. Pathophysiology, clinical manifestations, and diagnosis of migraine in adults. Informação atualizada em fevereiro de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 24 jul. 2023.UpToDate. Patient education: Migraines in adults (The Basics). Informação atualizada em julho de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 24 jul. 2023.
UpToDate. Patient education: Migraines in adults (Beyond the Basics). Informação atualizada em março de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 24 jul. 2023.
UpToDate. Pathophysiology, clinical features, and diagnosis of migraine in children. Informação atualizada em janeiro de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 24 jul. 2023.
Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.